<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-KTJBCW6" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Plano de fundo esquerdo do banner

Ensino e aprendizagem

O que podemos aprender com a escola Ateliê Carambola [VI Jornada de  Educação Infantil]

Conheça as práticas pedagógicas inspiradoras do Ateliê Carambola e o que elas trazem de novo para pensar a Educação Infantil.

Ensino e aprendizagem

Tempo de leitura: 3 min
Newsletter

O que é memória? Onde ela fica guardada? O que faz com que ela entre em nós e não vá embora?

Essas foram algumas das perguntas que a escola Ateliê Carambola fez aos seus pequenos alunos da Educação Infantil para provocar sua curiosidade e criatividade.

Essa proposta foi documentada e apresentada na VI Jornada de Educação Infantil, realizada em 3 de outubro pelo Observatório da Cultura Infantil (OBECI), em parceria com a Pós Educação Unisinos.

O evento discutiu o papel da criatividade, da arte e das boas perguntas na educação, reunindo educadores de renome nacional e internacional.

A curadoria e mediação foi do pesquisador e formador do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos, Paulo Fochi, com o apoio da jornalista Débora Bresciani.

UNISINOS_VIJEInfantil_palestrantes3Além de contar com grandes pesquisadores da área — Cristian Fabbi, Mara Davoli e Mitchel Resnick —, durante o evento, também foram apresentados os cases de duas escolas que têm práticas inspiradoras para pensar a Educação Infantil.

Uma delas foi a escola Ateliê Carambola.

Neste artigo, apresentaremos as práticas pedagógicas inovadoras do Ateliê Carambola e o que elas trazem de novo para pensar a Educação Infantil.

Aqui você vai ver:
O conceito de memória pelos olhos das crianças
A materialização do pensamento infantil
Os ensinamentos do Ateliê Carambola
Conheça os cursos da Pós Educação Unisinos
Sobre a VI Jornada de Educação Infantil

CTA: Faça uma pós graduação com quem está reinventando a educação! Matricule-se Já!O conceito de memória pelos olhos das crianças

Ao longo de 2022, os educadores do Ateliê Carambola realizaram um projeto especial com os alunos da Educação Infantil. Tudo começou com uma simples pergunta: o que é memória?

A partir desse questionamento, as crianças foram instigadas a investigar suas noções de memória, trazendo suas interpretações do conceito.

Para isso, foram realizadas séries de conversas, sempre baseadas na escuta atenta dos educadores e na criança em uma posição de protagonismo.

Durante esse diálogos, as crianças descreveram sensações, emoções e sentimentos que envolviam sua noção de memória.

Além disso, elas também traçaram suas teorias sobre como as memórias se formam e como chegam até nós. Confira algumas delas:

• “A memória vem do nosso corpo, às vezes as pessoas falam que é de todo o corpo”.
  • “Tem memória na minha barriga”.
  • “Tem memória na minha orelha”.
  • “O cérebro, ele vai enfiando a memória para dentro dele. E aí, quando ele terminar de colocar toda a memória dentro dele, a pessoa começa a lembrar”.

“Sem a memória nós não existimos. Então, conseguir enxergar conceitos em crianças tão pequenas e, partir desses conceitos, extrair temáticas que ampliem não só a forma de pensar da criança, mas do adulto em diálogo, é muito importante para nós. Eu diria que é a nossa grande missão enquanto uma escola que pensa a criança e as infâncias”, explicou Josiane Pareja, diretora do Ateliê Carambola.