Você já imaginou como seria uma cidade projetada por crianças? Qual seria a forma de gestão? O que seria essencial aos olhos delas?
Essa foi a proposta que a escola Thema Educando trouxe aos seus alunos do ensino fundamental. O resultado do projeto foi transformado em um documentário, apresentado na VI Jornada de Educação Infantil.
O evento, que aconteceu 100% online, foi realizado em 3 de outubro pelo Observatório da Cultura Infantil (OBECI), em parceria com a Pós Educação Unisinos.
Ele discutiu o papel da criatividade, da arte e das boas perguntas na educação, reunindo educadores de renome nacional e internacional.
A curadoria e mediação foi de Paulo Fochi, pesquisador e formador do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos, com o apoio da jornalista Débora Bresciani.
Além de contar com grandes pesquisadores da área — Cristian Fabbi, Mara Davoli e Mitchel Resnick —, durante o evento, também foram apresentados os cases de duas escolas que têm práticas inspiradoras para pensar a educação.
Uma delas foi a escola Thema Educando.
Neste artigo, apresentaremos mais sobre o projeto “Nós e a Cidade”, proposto pela escola Thema Educando, e o que ele traz de novo para pensar as práticas pedagógicas e o papel do educador e da criança na construção do conhecimento.
Aqui você vai ver:
Nós e a cidade: uma investigação sobre vida em sociedade
Os ensinamentos da escola Thema Educando
Conheça os cursos da Pós Educação Unisinos
Sobre a VI Jornada de Educação Infantil
Nós e a cidade: uma investigação sobre a vida em sociedade
Em 2021, as crianças do 3º ano do ensino fundamental da escola Thema Educando foram convidadas a construir moradias de palafitas no parque da instituição. Enquanto isso, os alunos do 4° ano da escola projetaram um espaço urbano com objetivo de criar uma cidade ideal.
Em 2022, os educadores propuseram que os dois grupos se unissem e entrelaçassem suas ideias e investigações em torno do conceito de cidade. Assim, surgiu o projeto intitulado “Nós e a Cidade”.
Ao longo desse processo de unificação, apareceram diversos conflitos, provocações, reflexões e soluções entre as crianças dos diferentes anos.
O primeiro desafio foi chegar em um consenso sobre como incluir todas moradias no espaço que vinha sendo desenvolvido.
Para isso, as crianças decidiram fazer uma assembleia, buscando discutir e resolver todos os problemas que haviam surgido com a unificação das iniciativas.
A partir dessa assembleia, cada criança construiu um mapa da cidade ideal. Depois, juntas, elas identificaram o que cada mapa tinha de parecido e de melhor para transformar as ideias individuais em algo coletivo.
Com essa experiência, as crianças vivenciaram na prática como é criar e gerir uma cidade, indo desde a parte matemática para construir a maquete até as pesquisas sobre os três poderes e as formas de governo.
Nesse processo, elas desenvolveram até mesmo seu próprio sistema representativo: a multicracia. Segunda elas, seria um modelo em que todas as decisões são tomadas a partir do consenso.
Ao pensar sua cidade ideal, as crianças também criaram leis e estabeleceram os direitos dos cidadãos, estudando a constituição brasileira antes de começaram a sua própria
Elas também identificaram quais instituições eram essenciais para a cidade — como hospital, escola e corpo de bombeiros — e refletiram sobre as relações entre público e privado.
A partir desse projeto e das diversas provações e percalços que surgiram no caminho, os estudantes puderam pensar sobre valores como igualdade e justiça, além de trabalhar importantes habilidades como cooperação e negociação.
Os ensinamentos da escola Thema Educando
Além de uma atividade interdisciplinar, a experiência de construir uma cidade, proposta pela escola Thema Educando, revela uma das possibilidades de inovar no cotidiano pedagógico.
O projeto instigou a curiosidade das crianças e promoveu o seu protagonismo na busca por soluções e na construção do conhecimento.
“Todas essas tensões foram portas de entrada para muitos aprendizados. Aprendizados sobre como usar a matemática para dividir a área (da cidade) de forma mais justa, mas também sobre como eu posso expressar meu sentimento de uma forma mais amorosa e de como a gente pode chegar em um consenso", explica a professora Paula Cardoso Franco, uma das responsáveis pelo projeto.
Segunda a educadora, o papel dos professores nesse contexto é levar boas perguntas e indagações para estimular os aprendizados e as trocas entre as crianças.
“A gente entende que para educar uma criança precisa de muitos pensamentos unidos e também desse professor que saia do lugar de detentor de todos os saberes e assuma uma posição de não-saber, como uma parte importante do ensinar e aprender com as crianças”, reforça a educadora.
Aprender por meio da investigação é uma forma de promover criatividade e curiosidade no dia a dia pedagógico.
Afinal, pensar uma cidade, idealizar e criar um lugar ideal, mobiliza conhecimentos, valores e essências que vão muito além do que um formato tradicional de ensino poderia proporcionar.
Confira abaixo o documentário completo:
Conheça os cursos da Pós Educação Unisinos
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Sobre a VI Jornada de Educação Infantil
Realizada em 3 de outubro de 2022, a VI Jornada de Educação Infantil reuniu educadores de prestígio nacional e internacional para debater sobre a importância da criatividade, da arte e das boas perguntas na educação.
O evento foi realizado em parceria entre o Observatório da Cultura Infantil (OBECI) e a Pós Educação Unisinos, com curadoria do Profº Drº Paulo Fochi.