Plano de fundo esquerdo do banner

Ensino e aprendizagem

O que podemos aprender com a escola Thema Educando [VI Jornada de Educação Infantil]

Conheça as práticas pedagógicas inspiradoras da escola Thema Educando e entenda mais sobre o papel do educador e da criança na construção do conhecimento.

Ensino e aprendizagem

Tempo de leitura: 3 min
Newsletter

Você já imaginou como seria uma cidade projetada por crianças? Qual seria a forma de gestão? O que seria essencial aos olhos delas?

Essa foi a proposta que a escola Thema Educando trouxe aos seus alunos do ensino fundamental. O resultado do projeto foi transformado em um documentário, apresentado na VI Jornada de Educação Infantil.

O evento, que aconteceu 100% online, foi realizado em 3 de outubro pelo Observatório da Cultura Infantil (OBECI), em parceria com a Pós Educação Unisinos.

Ele discutiu o papel da criatividade, da arte e das boas perguntas na educação, reunindo educadores de renome nacional e internacional.

A curadoria e mediação foi de Paulo Fochi, pesquisador e formador do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos, com o apoio da jornalista Débora Bresciani.

UNISINOS_VIJEInfantil_palestrantes3Além de contar com grandes pesquisadores da área — Cristian Fabbi, Mara Davoli e Mitchel Resnick —, durante o evento, também foram apresentados os cases de duas escolas que têm práticas inspiradoras para pensar a educação.

Uma delas foi a escola Thema Educando.

Neste artigo, apresentaremos mais sobre o projeto “Nós e a Cidade”, proposto pela escola Thema Educando, e o que ele traz de novo para pensar as práticas pedagógicas e o papel do educador e da criança na construção do conhecimento.

Aqui você vai ver:
Nós e a cidade: uma investigação sobre vida em sociedade
Os ensinamentos da escola Thema Educando
Conheça os cursos da Pós Educação Unisinos
Sobre a VI Jornada de Educação Infantil

CTA: Faça uma pós graduação com quem está reinventando a educação! Matricule-se Já!

Nós e a cidade: uma investigação sobre a vida em sociedade

Em 2021, as crianças do 3º ano do ensino fundamental da escola Thema Educando foram convidadas a construir moradias de palafitas no parque da instituição. Enquanto isso, os alunos do 4° ano da escola projetaram um espaço urbano com objetivo de criar uma cidade ideal.

Em 2022, os educadores propuseram que os dois grupos se unissem e entrelaçassem suas ideias e investigações em torno do conceito de cidade. Assim, surgiu o projeto intitulado “Nós e a Cidade”.

Ao longo desse processo de unificação, apareceram diversos conflitos, provocações, reflexões e soluções entre as crianças dos diferentes anos.

O primeiro desafio foi chegar em um consenso sobre como incluir todas moradias no espaço que vinha sendo desenvolvido.

Para isso, as crianças decidiram fazer uma assembleia, buscando discutir e resolver todos os problemas que haviam surgido com a unificação das iniciativas.

A partir dessa assembleia, cada criança construiu um mapa da cidade ideal. Depois, juntas, elas identificaram o que cada mapa tinha de parecido e de melhor para transformar as ideias individuais em algo coletivo.

Imagem do documentário Nós e a Cidade da escola Thema Educando Com essa experiência, as crianças vivenciaram na prática como é criar e gerir uma cidade, indo desde a parte matemática para construir a maquete até as pesquisas sobre os três poderes e as formas de governo.

Nesse processo, elas desenvolveram até mesmo seu próprio sistema representativo: a multicracia. Segunda elas, seria um modelo em que todas as decisões são tomadas a partir do consenso.

Ao pensar sua cidade ideal, as crianças também criaram leis e estabeleceram os direitos dos cidadãos, estudando a constituição brasileira antes de começaram a sua própria

Elas também identificaram quais instituições eram essenciais para a cidade — como hospital, escola e corpo de bombeiros — e refletiram sobre as relações entre público e privado.

A partir desse projeto e das diversas provações e percalços que surgiram no caminho, os estudantes puderam pensar sobre valores como igualdade e justiça, além de trabalhar importantes habilidades como cooperação e negociação.

Os ensinamentos da escola Thema Educando

Além de uma atividade interdisciplinar, a experiência de construir uma cidade, proposta pela escola Thema Educando, revela uma das possibilidades de inovar no cotidiano pedagógico.

O projeto instigou a curiosidade das crianças e promoveu o seu protagonismo na busca por soluções e na construção do conhecimento.

“Todas essas tensões foram portas de entrada para muitos aprendizados. Aprendizados sobre como usar a matemática para dividir a área (da cidade) de forma mais justa, mas também sobre como eu posso expressar meu sentimento de uma forma mais amorosa e de como a gente pode chegar em um consenso", explica a professora Paula Cardoso Franco, uma das responsáveis pelo projeto.

 e a Cidade da escola Thema EducandoSegunda a educadora, o papel dos professores nesse contexto é levar boas perguntas e indagações para estimular os aprendizados e as trocas entre as crianças.

“A gente entende que para educar uma criança precisa de muitos pensamentos unidos e também desse professor que saia do lugar de detentor de todos os saberes e assuma uma posição de não-saber, como uma parte importante do ensinar e aprender com as crianças”, reforça a educadora.

Aprender por meio da investigação é uma forma de promover criatividade e curiosidade no dia a dia pedagógico.

Afinal, pensar uma cidade, idealizar e criar um lugar ideal, mobiliza conhecimentos, valores e essências que vão muito além do que um formato tradicional de ensino poderia proporcionar.

Confira abaixo o documentário completo:

Conheça os cursos da Pós Educação Unisinos

Depois de conhecer essas novas possibilidades pedagógicas, convidamos você para saber mais sobre a Pós Educação Unisinos, uma pós-graduação 100% online voltada para profissionais da educação.

Aprenda com grandes mestres a transformar a educação! Paulo Fochi faz parte do corpo docente do curso Docência inovadora: educação para o século XXI.
Inscreva-se na pós-graduação em Docência Inovadora da Pós Educação UnisinosFochi também participa de uma masterclass do curso Neurociência e aprendizagem no contexto escolar. As aulas têm início imediato. Garanta sua vaga!

Inscreva-se na pós-graduação em Neurociência e Aprendizagem da Pós Educação Unisinos

Sobre a VI Jornada de Educação Infantil

Realizada em 3 de outubro de 2022, a VI Jornada de Educação Infantil reuniu educadores de prestígio nacional e internacional para debater sobre a importância da criatividade, da arte e das boas perguntas na educação.

O evento foi realizado em parceria entre o Observatório da Cultura Infantil (OBECI) e a Pós Educação Unisinos, com curadoria do Profº Drº Paulo Fochi.

jornada-educacao-infantil-obeci

Sobre o autor

Redação

Conteúdo para quem quer inovar em sala de aula. Vamos juntos reinventar a educação?

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página.

Acompanhe a transformação na Educação.

Confira os últimos artigos sobre inovação, metodologias de ensino e aprendizagem e carreira docente que preparamos para você.

Plano de fundo esquerdo dos posts relacionados
Plano de fundo direito dos posts relacionados