A importância da pedagogia afetiva na aprendizagem

Postado em 26 de set de 2023
Loading...

Você sabe o que é a pedagogia afetiva e como ela pode impactar na educação infantil? Então, confira este artigo! 

A pedagogia afetiva é um conjunto de técnicas e hábitos que utiliza o vínculo afetivo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem. 

Ela parte do princípio de que o vínculo emocional deixa a criança mais aberta a aprender, então utiliza atividades e brincadeiras que estimulam essa abertura. 

Neste artigo, vamos explorar o que é a pedagogia afetiva e como ela contribui para o processo de desenvolvimento de um aluno. 

Você vai conferir: 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é pedagogia afetiva? 

Como você viu na introdução deste artigo, a pedagogia afetiva é uma abordagem que leva em consideração o vínculo emocional criado entre professor e aluno. 

De acordo com estudiosos da área, o desenvolvimento afetivo e cognitivo de uma criança acontece de maneira equivalente. Ou seja, existe muita vantagem em unir os dois no momento do processo de ensino-aprendizagem. 

Isso porque, ao construir um vínculo afetivo com o professor, a criança se sente acolhida, e isso faz com que ela se abra mais a aprender. 

Se a criança está à vontade, confia no professor e se sente querida por ele, a aprendizagem se torna algo natural e que ela faz com gosto. 

Logo, aprender se torna um processo agradável e significativo. 

Dessa forma, a pedagogia afetiva utiliza atividades em sala de aula para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e potencializar o desenvolvimento do aluno. 

Porém, é importante ressaltar que a pedagogia afetiva não é somente demonstrar afeto pelos alunos. Ela vai muito além disso. 

A pedagogia afetiva passa por construir uma relação emocional com as crianças e adolescentes no cotidiano usando a disponibilidade e escuta ativa. 

É preciso trabalhar emoções e sentimentos junto com as atividades curriculares, é conduzir conflitos, criar laços e fomentar práticas de empatia e solidariedade. 

 

Os pilares da pedagogia afetiva

A pedagogia afetiva funciona com base em três pilares: a própria pedagogia, a afetividade e um conjunto de valores e princípios que norteiam o trabalho. 

Confira abaixo cada um dos pilares da pedagogia afetiva: 

  • Pedagogia: a pedagogia é a ciência que estuda o processo de ensino e aprendizagem, ela dá foco no aspecto cognitivo. É o primeiro pilar. 
  • Afetividade: o segundo pilar é a afetividade, parte essencial dessa abordagem. Está relacionada ao ato de cuidar e de ser cuidado.
  • Valores e Princípios: dentro deste pilar, encontramos doze habilidades que deverão ser despertadas na formação da criança. São eles o conhecimento, transformação, autonomia, responsabilidade, solidariedade, respeito, direitos e deveres, democracia, cidadania, criticidade, sensibilidade e criatividade.

🔵Leia também: Pedagogia Waldorf: como aliar desenvolvimento intelectual e emocional

A pedagogia afetiva e a BNCC 

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que surgiu como forma de normatizar os aprendizados essenciais que um aluno deve ter ao longo de sua vida escolar. 

A BNCC tem foco não apenas na formação acadêmica de crianças e adolescentes, mas também em suas habilidades socioemocionais. 

Dentro dessa base, a pedagogia afetiva aparece como uma das competências que ajudam no desenvolvimento das emoções do aluno. 

E também é aludida como um trabalho contínuo, algo que deve estar presente desde a Educação Infantil até o final do Ensino Médio. 

Como escolher uma faculdade EAD

Quais são os benefícios de aplicar a pedagogia afetiva em sala de aula? 

Como você deve ter percebido, um dos primeiros benefícios que a aplicação da pedagogia afetiva em sala de aula traz é o autoconhecimento para os alunos. 

Quando o desenvolvimento cognitivo caminha ao lado do emocional é possível reconhecer mais claramente seus interesses e desejos, além de trazer mais autonomia e maturidade emocional. 

Assim, um aluno que passou por essa experiência consegue se tornar um cidadão mais equilibrado emocionalmente, o que reflete sobre seus valores emocionais e sociais. 

Além disso, existem outros benefícios. Confira a listagem abaixo:

  • Torna o aprendizado mais intuitivo: é sabido que uma rotina escolar rígida e distante emocionalmente acaba se tornando monótona e pouco produtiva para as crianças e adolescentes. Ela se transforma em um aprendizado mecânico, que sabemos não trazer benefícios a longo prazo. Levar a afetividade para a rotina pode ajudar a pivotar, trazendo um pouco mais de aprendizado intuitivo e tornando o dia a dia mais agradável. 
  • Fortalece as relações sociais dos alunos: como vimos, trabalhar a afetividade juntamente com o desenvolvimento cognitivo auxilia na maturidade emocional de uma criança e um adolescente. Essa prática traz respeito mútuo e confiança, o que ajuda a fortalecer as relações sociais.
  • Ajuda a manter a ordem em sala de aula: ao contrário do que temem muitos professores, colocar a pedagogia afetiva em atividade na sala de aula não tira a autoridade do professor. Pelo contrário, essa abordagem ajuda a trazer mais ordem para o ambiente através do respeito que é adquirido e pela confiança. 

E se você se interessou pelo olhar da pedagogia afetiva e tudo o que ela traz de benefícios para alunos e professores, não deixe de buscar aprender mais. É em cursos de pós-graduação em educação que você conhece abordagens como essa, além de trocar experiências com outros educadores.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!