<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-KTJBCW6" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Plano de fundo esquerdo do banner

Inovação

Quer se preparar com os melhores? Participe do evento que vai reinventar a educação!

José Pacheco, Luciano Meira, Lilian Bacich e Paulo Fochi falarão sobre inovação em evento online e gratuito no dia 19 de janeiro de 2022.

Inovação

Tempo de leitura: 2 min
Newsletter

Gestores, professores e comunidade escolar sabem que é preciso inovar para oferecer um ensino de qualidade para estudantes de todos os níveis educacionais. O desafio é o como.

Aprenda com quem já está reinventando a educação no Reinventar a Educação: qual o papel do professor?, que acontece no dia 19 de janeiro de 2022, a partir das 19h (horário de Brasília). O evento é online e gratuito e tem como palestrantes os autores referência em educação:

• José Pacheco, designer educacional e fundador da Escola da Ponte
  • Luciano Meira, professor da UFPE e cofundador da Joy Street
  • Lilian Bacich, cofundadora da Tríade Educacional e coordenadora de pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades
  • Paulo Fochi, pesquisador e formador do Instituto para Inovação em Educação da Unisinos.

Eles irão falar sobre a importância da inovação na reinvenção da educação, além de discutir o papel do professor em um mundo cada vez mais conectado e acelerado. Os debates serão mediados por Gustavo Borba, professor da Unisinos e diretor do Instituto de Inovação em Educação, e Adriane Kiperman, diretora editorial da +A Educação.

O evento Reinventar a Educação: qual o papel do professor? é aberto para todos que têm interesse em inovação na educação. Você receberá um certificado de participação após o evento.

Quero me inscrever

Com quem você irá a reinventar a educação

juntos-1

José Pacheco

José Pacheco ficou conhecido pela coordenação do projeto "Fazer a Ponte", de 1976 a 2004, executado na Escola da Ponte, em Portugal. No Brasil, integrou o Conselho Nacional de Educação (CNE) e coordenou pesquisas no Projeto Brasília 2060. Atualmente é coordenador pedagógico da EcoHabitare Projetos, empresa social que visa a promover uma educação conectada com necessidades sociais do século 21. Ele também é professor da Pós Educação Unisinos.

>>> Conheça a trajetória de José Pacheco e a Escola da Ponte, exemplo de inovação na educação.

Luciano Meira

Luciano Meira é professor adjunto de Psicologia na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e professor colaborador do Mestrado em Design de Artefatos Digitais do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (CESAR). Também é coordenador de Ciência e Inovação da Joy Street, empresa de tecnologias educacionais lúdicas da qual é cofundador no Porto Digital (Recife). Fellow do Lemann Center for Educational Entrepreneurship and Innovation in Brazil, na Universidade de Stanford. Tem Ph.D. em educação matemática pela University of California at Berkeley. É autor do livro "Ludicidade, Jogos Digitais e Gamificação na Aprendizagem" (2019).

Lilian Bacich

Com 28 anos de experiência como professora e coordenadora, Lilian Bacich é cofundadora da Tríade Educacional, consultoria voltada para a formação de professores, e coordenadora de pós-graduação em Metodologias ativas no Instituto Singularidades. É organizadora dos livros “Psicopedagogia: teorias da aprendizagem”, “Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação” e “Metodologias ativas para uma educação inovadora”. Também é revisora técnica da tradução do livro “Blended: Using Disruptive Innovation to Improve Schools”, de Michael Horn, e “Four dimensional education”, de Charles Fadel. Tem doutorado em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano pela Universidade de São Paulo (USP).

Paulo Fochi

Paulo Fochi já atuou em diversos trabalhos junto ao Ministério da Educação, dentre esses, como um dos quatro consultores para a elaboração da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para a Educação Infantil. Na Unisinos, é professor do curso de Pedagogia, professor colaborador do programa de pós-graduação, coordenador e professor do curso de especialização em Educação Infantil e pesquisador colaborador do Instituto de Inovação para a Educação. Também é coordenador do Observatório da Cultura Infantil – OBECI, pesquisador colaborador do Contextos Integrados em Educação Infantil (USP/ CNPq), membro da Associação Criança (Braga, Portugal), membro dos Grupos de Trabalho sobre Educação de 0-3 anos e Pedagogias Participativas e Investigação Praxiológica da Associação Europeia de Pesquisa em Educação Infantil (Europen Early Childhood Education Research Association - EECERA). Atua no assessoramento de escolas privadas além de Redes Municipais de Ensino e produções culturais e artísticas para crianças. É doutor em Educação na linha de Didática e Formação de Professores pela Universidade de São Paulo (USP), com estágio doutoral na Universidad de Barcelona (Espanha).

>>> Conheça 3 estratégias pedagógicas de Paulo Fochi para seu dia a dia em sala de aula

Jornalista e historiadora. Mestre em História pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Tem mais de dez anos de experiência em produção de conteúdo.