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Para quê
Entender a relação entre processos neurocognitivos com as habilidades necessárias para a aprendizagem, para identificar os fatores que interferem no aprendizado de estudantes;
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Para quem
Pedagogos, professores, gestores e demais profissionais da educação.
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Qualificação profissional
Desenvolver metodologias que atendam as demandas dos estudantes, com base na neurociência, tecnologias digitais e transtornos de aprendizagem.
Como funciona:
São 4 certificados intermediários e 1 certificado de pós-graduação em educação.
Conquiste um certificado a cada 3 meses de curso e inclua novas linhas de qualificação no seu currículo. São 5 certificações durante todo o curso, que você pode usar antes mesmo de concluir sua pós-graduação em educação e assim acelerar sua carreira.
Com quem você irá aprender:
Disciplinas
O que você irá desenvolver?
O curso é dividido em 4 eixos temáticos, todos compostos por três disciplinas e um projeto integrador. O aluno receberá um certificado intermediário na conclusão de cada eixo. Conheça todas as disciplinas do curso:
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Eixo: Neurociência, funções cognitivas e aprendizagem
Educação e processo de escolarização: articulação histórica para pensar a aprendizagem
Destaca os desafios da educação para promoção da aprendizagem de todos no século XXI, abordando os conceitos de formação, ensino e aprendizagem, vistos em circulação desde o século XVIII até nossos dias. Analisa o conceito de aprendizagem a partir das teorizações de base cognitiva, sócio-antropológica e neurológica e os processos de escolarização deles decorrentes.
Neurofisiologia básica
Apresenta os princípios básicos do funcionamento do sistema nervoso, associando os processos neurofisiológicos (funcionamento cerebral) aos cognitivos. Relaciona os conhecimentos de neurofisiologia ao processo de neurodesenvolvimento e analisa como prejuízos no desenvolvimento do sistema nervoso afetam as habilidades necessárias ao processo de aprendizagem.
Funções cognitivas e aprendizagem
Conceitua os principais processos cognitivos (atenção, memória, praxias, habilidades aritméticas, linguagem e funções executivas), relacionando as bases neurobiológicas e os processos cognitivos com as habilidades necessárias para a aprendizagem. Com base na psicologia cognitiva, neurociências e neuropsicologia, aplica os conceitos dos processos psicológicos básicos em situações cotidianas e propõem intervenções cognitivas no contexto escolar.
Projeto integrador: neurofisiologia da aprendizagem
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Eixo: Neurociência, desenvolvimento e tecnologias educacionais
Infância e adolescência: sujeitos em desenvolvimento
Aborda as discussões referentes ao desenvolvimento e constituição psíquica da infância e adolescência. Discute a complexidade das relações entre infância, adolescência, família e sociedade, de forma articulada com o processo de escolarização.
Neurociência e aprendizagem no contexto escolar
Analisa os modelos teóricos da aprendizagem baseados na abordagem da psicologia cognitiva, psicologia comportamental e neurociências, relacionando os conceitos desenvolvidos sobre aprendizagem com os aspectos práticos do cotidiano do contexto escolar.
Tecnologias educacionais e a neuroeducação
Reflete sobre as tecnologias educacionais e seus desafios frente aos novos sujeitos da aprendizagem e a reinvenção das instituições e da docência. Aborda os estudos da neurociência e neuroeducação que visam a qualificação dos processos cognitivos dos alunos através das tecnologias digitais educacionais.
Projeto integrador: neurociência e práticas pedagógicas
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Eixo: Neurociência, leitura e escrita
Neurociência da Linguagem
Aborda as bases neurais do processamento da linguagem e da fala pelo cérebro, o desenvolvimento do sistema nervoso e da cognição, das estruturas cerebrais, bem como suas conexões para o estabelecimento do funcionamento cerebral e a promoção de processos de aprendizagem.
Competências Socioemocionais e Aprendizagem
Apresenta a Matriz de competências socioemocionais para o século XXI – Big Five e identifica suas relações com a aprendizagem. Discute o conceito de competências na BNCC e analisa as especificidades de cada uma. Analisa e propõem ações para o desenvolvimento de competências socioemocionais aplicando-as ao currículo e à rotina escolar, articulando ao uso de jogos e recursos tecnológicos.
Neurociência da leitura e da escrita
Aborda as bases neurais do processamento da leitura e da escrita, bem como de suas bases cognitivas. Aponta a importância de se entender a cognição dos processos de leitura e escrita para uma alfabetização bem sucedida, propondo estratégias de ensino e de aprendizagem, que tomem a neurociência da leitura e da escrita como suporte.
Projeto integrador: neurociência e linguagem
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Eixo: Neurociência, práticas pedagógicas e transtornos de aprendizagem
Aprendizagem baseada em projetos: protagonismo e engajamento discente
Apresenta a abordagem de aprendizagem baseada em projetos, com base na utilização de aportes sociológicos e antropológicos de análise contextual e de ferramentas de construção de projetos advindos do Design e da Educação. Enfatiza a construção do protagonismo e engajamento estudantil e o desenvolvimento de competências do século XXI, consolidando o trabalho coletivo e colaborativo como via de aprendizagem.
Neurociência e transtornos do neurodesenvolvimento
Conceitua e identifica os principais transtornos do neurodesenvolvimento (Transtorno do Déficit Intelectual, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtorno do Espectro Autista), analisando como afetam a cognição e consequentemente as habilidades necessárias para a aprendizagem. Aborda estratégias de intervenção para promover a aprendizagem desses alunos na escola.
Neurociência e transtornos específicos de aprendizagem
Identifica e conceitua os Transtornos Específicos de Aprendizagem, relacionando aspectos dos transtornos do neurodesenvolvimento que prejudicam as habilidades necessárias para a aprendizagem. Apresenta estratégias de intervenção que podem promover a aprendizagem de crianças com Transtorno Específico de Aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia, dificuldade de compreensão leitora);
Projeto integrador: práticas pedagógicas e transtornos de aprendizagem