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  • Para quê Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Entender a relação entre processos neurocognitivos com as habilidades necessárias para a aprendizagem, para identificar os fatores que interferem no aprendizado de estudantes;

  • Para quem Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Pedagogos, professores, gestores e demais profissionais da educação.

  • Qualificação profissional Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Desenvolver metodologias que atendam as demandas dos estudantes, com base na neurociência, tecnologias digitais e transtornos de aprendizagem.

Como funciona:

São 4 certificados intermediários e 1 certificado de pós-graduação em educação.

Conquiste um certificado a cada 3 meses de curso e inclua novas linhas de qualificação no seu currículo. São 5 certificações durante todo o curso, que você pode usar antes mesmo de concluir sua pós-graduação em educação e assim acelerar sua carreira.

Clique aqui para fechar o pop-up sobre a qualificação profissional que o curso gera

Com quem você irá aprender:

Disciplinas

O que você irá desenvolver?

O curso é dividido em 4 eixos temáticos, todos compostos por três disciplinas e um projeto integrador. O aluno receberá um certificado intermediário na conclusão de cada eixo. Conheça todas as disciplinas do curso:

  • Eixo: Neurociência, funções cognitivas e aprendizagem

    Educação e processo de escolarização: articulação histórica para pensar a aprendizagem

    Destaca os desafios da educação para promoção da aprendizagem de todos no século XXI, abordando os conceitos de formação, ensino e aprendizagem, vistos em circulação desde o século XVIII até nossos dias. Analisa o conceito de aprendizagem a partir das teorizações de base cognitiva, sócio-antropológica e neurológica e os processos de escolarização deles decorrentes.

    Neurofisiologia básica

    Apresenta os princípios básicos do funcionamento do sistema nervoso, associando os processos neurofisiológicos (funcionamento cerebral) aos cognitivos. Relaciona os conhecimentos de neurofisiologia ao processo de neurodesenvolvimento e analisa como prejuízos no desenvolvimento do sistema nervoso afetam as habilidades necessárias ao processo de aprendizagem.

    Funções cognitivas e aprendizagem

    Conceitua os principais processos cognitivos (atenção, memória, praxias, habilidades aritméticas, linguagem e funções executivas), relacionando as bases neurobiológicas e os processos cognitivos com as habilidades necessárias para a aprendizagem. Com base na psicologia cognitiva, neurociências e neuropsicologia, aplica os conceitos dos processos psicológicos básicos em situações cotidianas e propõem intervenções cognitivas no contexto escolar.

    Projeto integrador: neurofisiologia da aprendizagem

  • Eixo: Neurociência, desenvolvimento e tecnologias educacionais

    Infância e adolescência: sujeitos em desenvolvimento

    Aborda as discussões referentes ao desenvolvimento e constituição psíquica da infância e adolescência. Discute a complexidade das relações entre infância, adolescência, família e sociedade, de forma articulada com o processo de escolarização.

    Neurociência e aprendizagem no contexto escolar

    Analisa os modelos teóricos da aprendizagem baseados na abordagem da psicologia cognitiva, psicologia comportamental e neurociências, relacionando os conceitos desenvolvidos sobre aprendizagem com os aspectos práticos do cotidiano do contexto escolar.

    Tecnologias educacionais e a neuroeducação

    Reflete sobre as tecnologias educacionais e seus desafios frente aos novos sujeitos da aprendizagem e a reinvenção das instituições e da docência. Aborda os estudos da neurociência e neuroeducação que visam a qualificação dos processos cognitivos dos alunos através das tecnologias digitais educacionais.

    Projeto integrador: neurociência e práticas pedagógicas

  • Eixo: Neurociência, leitura e escrita

    Neurociência da Linguagem

    Aborda as bases neurais do processamento da linguagem e da fala pelo cérebro, o desenvolvimento do sistema nervoso e da cognição, das estruturas cerebrais, bem como suas conexões para o estabelecimento do funcionamento cerebral e a promoção de processos de aprendizagem.

    Competências Socioemocionais e Aprendizagem

    Apresenta a Matriz de competências socioemocionais para o século XXI – Big Five e identifica suas relações com a aprendizagem. Discute o conceito de competências na BNCC e analisa as especificidades de cada uma. Analisa e propõem ações para o desenvolvimento de competências socioemocionais aplicando-as ao currículo e à rotina escolar, articulando ao uso de jogos e recursos tecnológicos.

    Neurociência da leitura e da escrita

    Aborda as bases neurais do processamento da leitura e da escrita, bem como de suas bases cognitivas. Aponta a importância de se entender a cognição dos processos de leitura e escrita para uma alfabetização bem sucedida, propondo estratégias de ensino e de aprendizagem, que tomem a neurociência da leitura e da escrita como suporte.

    Projeto integrador: neurociência e linguagem

  • Eixo: Neurociência, práticas pedagógicas e transtornos de aprendizagem

    Aprendizagem baseada em projetos: protagonismo e engajamento discente

    Apresenta a abordagem de aprendizagem baseada em projetos, com base na utilização de aportes sociológicos e antropológicos de análise contextual e de ferramentas de construção de projetos advindos do Design e da Educação. Enfatiza a construção do protagonismo e engajamento estudantil e o desenvolvimento de competências do século XXI, consolidando o trabalho coletivo e colaborativo como via de aprendizagem.

    Neurociência e transtornos do neurodesenvolvimento

    Conceitua e identifica os principais transtornos do neurodesenvolvimento (Transtorno do Déficit Intelectual, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtorno do Espectro Autista), analisando como afetam a cognição e consequentemente as habilidades necessárias para a aprendizagem. Aborda estratégias de intervenção para promover a aprendizagem desses alunos na escola.

    Neurociência e transtornos específicos de aprendizagem

    Identifica e conceitua os Transtornos Específicos de Aprendizagem, relacionando aspectos dos transtornos do neurodesenvolvimento que prejudicam as habilidades necessárias para a aprendizagem. Apresenta estratégias de intervenção que podem promover a aprendizagem de crianças com Transtorno Específico de Aprendizagem (dislexia, disgrafia, discalculia, dificuldade de compreensão leitora);

    Projeto integrador: práticas pedagógicas e transtornos de aprendizagem

Capa do guia do curso Neurociência e Aprendizagem no contexto escolar da pós-graduação em educação
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Capa do guia do curso Neurociência e Aprendizagem no contexto escolar da pós-graduação em educação

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Perguntas que nos fazem

  • Como faço minha matrícula?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    A matrícula pode ser feita na página do curso escolhido ou com a ajuda do nosso contact center. Para se matricular pelo site, basta preencher o formulário, escolher uma forma de pagamento e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição.
  • Quais as formas de pagamento? Tenho algum desconto?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Você poderá pagar via boleto em até 24x. É possível pagar a primeira parcela via cartão de crédito, após a matrícula. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas. Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.
  • Qual é a duração e carga horária do curso?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 240 horas de aulas e 120 horas para os projetos integradores.
  • Qual a modalidade dos cursos da Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Todos os cursos da Pós Educação Unisinos são 100% online, com temáticas voltadas à inovação, metodologias ativas e inclusão. Para mais detalhes sobre disciplinas e ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.
  • Como é o acesso aos cursos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Seu acesso será feito por meio da nossa plataforma de ensino exclusiva. Ela concentrará todos os materiais e recursos das aulas. Você poderá acessar no link “faça seu login” disponível em nosso site, digitando os dados criados no momento da inscrição. Quaisquer dúvidas poderão ser solucionadas junto à nossa equipe de sucesso do estudante.
  • Como funcionam as avaliações por disciplina?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Ao final de cada disciplina, o estudante deverá fazer uma prova com 10 questões de múltipla escolha. O grau mínimo para aprovação é 7,00 (sete). Em caso de reprovação, o estudante poderá solicitar nova matrícula na disciplina, em outra edição do curso.

  • Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Para receber o certificado de pós-graduação lato sensu da Pós Educação Unisinos, o estudante deve ser aprovado nos projetos integradores desenvolvidos ao longo de cada um dos 4 eixos. A avaliação do projeto integrador acontecerá a cada 3 meses e o grau mínimo para aprovação é 7,00 (sete). O trabalho de conclusão de curso é opcional.

  • Como é o certificado dos cursos Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Ao final do curso e após a avaliação de cada um dos 4 projetos integradores, você poderá solicitar o seu certificado dentro da própria plataforma de estudos. Você receberá uma certificação Lato Sensu pela Unisinos, reconhecida pelo MEC, com o título de especialista.

  • Como funcionam os certificados intermediários da Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    A cada 3 meses de curso, o estudante receberá um certificado de extensão universitária para comprovar as habilidades adquiridas ao final de cada eixo temático. São 4 certificados intermediários ao todo, que podem ser incluídos no currículo e no LinkedIn antes da conclusão da pós-graduação. A ordem dos eixos e o recebimento dos certificados dependerá do período em que se iniciou o curso.

  • Posso iniciar meu curso na Pós Educação Unisinos tendo graduação em qualquer área?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Sim. O art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 8 de junho de 2007, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino possam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu.

  • É possível iniciar um curso da Pós Educação Unisinos estando no último semestre da faculdade?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Não, é preciso comprovar a graduação. No caso de estudantes que colaram grau recentemente e ainda não receberam o diploma, a comprovação pode ser feita por meio de atestado de conclusão de curso emitido pela universidade. Estudantes que ainda não concluíram a graduação e querem fazer os cursos da Pós Educação Unisinos podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.