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  • Para quê Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Vivenciar uma Educação Matemática pautada em reflexões teórico-práticas, mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no planejamento, implementação e avaliação de práticas de ensino e aprendizagem em múltiplos contextos, níveis e modalidades.

  • Para quem Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Professores e demais profissionais da educação que atuam com a Matemática ou áreas afins.

  • Qualificação profissional Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Capacidade de desenvolver projetos de aprendizagem que utilizam ambientes informatizados, softwares e jogos digitais no ensino de matemática.

Como funciona:

São 4 certificados intermediários e 1 certificado de pós-graduação em educação.

Conquiste um certificado a cada 3 meses de curso e inclua novas linhas de qualificação no seu currículo. São 5 certificações durante todo o curso, que você pode usar antes mesmo de concluir sua pós-graduação em educação e assim acelerar sua carreira.

Clique aqui para fechar o pop-up sobre a qualificação profissional que o curso gera

Com quem você irá aprender:

Disciplinas

O que você irá desenvolver?

O curso é dividido em 4 eixos temáticos, todos compostos por três disciplinas e um projeto integrador. O aluno receberá um certificado intermediário na conclusão de cada eixo. Conheça todas as disciplinas do curso:

  • Eixo: Tecnologias da informação e comunicação e a construção do conhecimento matemático

    Jogos digitais e gamificação no ensino de matemática:

    Utilização de jogos digitais, games educativos e demais recursos de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de usar ferramantas digitais em atividades lúdidas para turmas do Ensino Fundamental e Médio.

    Softwares no ensino de matemática

    Como usar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no processo ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, em especial nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de identificar os diferentes tipos possíveis de uso das TDICs do Ensino e aprendizagem da matemática.

    Programação em matemática

    Apresentação dos conceitos básicos de linguagem de programação orientada a objetos e de como utilizá-los para encontrar soluções de problemas matemáticos.

    Projeto integrador: pesquisa, educação matemática e tecnologia

  • Eixo: Metodologias ativas na educação matemática: o protagonismo do fazer matemático

    Metodologias ativas e educação matemática

    Discussão sobre o papel do professor como mediador do conhecimento no desenvolvimento da aprendizagem. Introdução aos principais tipos de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem entre Pares, estudo de caso, sala de aula invertida e gamificação. Avaliação do aprendizado junto à perspectiva das metodologias ativas.

    Modelagem matemática na sala de aula

    Apresentação dos fundamentos teóricos e práticos da ação educativa no ensino da Matemática. Compreensão de como a modelagem matemática auxilia na resolução de problemas e como integrá-la ao diagnóstico, elaboração, desenvolvimento e avaliação do Plano de Ação Pedagógica. Ao concluir a disciplina, o aluno será capaz de estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento.

    Etnomatemática: a valorização das múltiplas culturas em matemática

    Aprofundamento do conceito de etnomatemática. Compreensão da importância da valorização cultural e social do estudante e da influência da etnomatemática no currículo escolar de matemática.

    Projeto integrador: ação matemática em sala de aula

  • Eixo: Conhecimento matemático e a leitura de mundo

    A estatística e o desenvolvimento de competências: literacia, raciocínio e pensamento estatístico

    Apresentação das bases conceituais da estatística: coleta, organização, análise e interpretação de dados. Compreensão de como usar as novas tecnologias para calcular e apresentar resultados estatísticos.

    Matemática e educação financeira

    Aprofundamento nos conceitos de matemática financeira, como capital, montante, juros simples e compostos, descontos e equivalência de capitais. Introdução a séries de pagamentos e principais sistemas de amortização utilizados. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de elaborar projetos de educação matemática que usem exemplos do cotidiano em sala de aula.

    Métodos de contagem e probabilidade discreta

    Aprofundamento nos conceitos de matemática financeira, como capital, montante, juros simples e compostos, descontos e equivalência de capitais. Introdução a séries de pagamentos e principais sistemas de amortização utilizados. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de elaborar projetos de educação matemática que usem exemplos do cotidiano em sala de aula.

    Projeto integrador: resolução de problemas e a BNCC

  • Eixo: Escola, matemática e desigualdades

    Filosofia e educação matemática: debates contemporâneos

    Discussão sobre a interlocução entre as ideias de Michel Foucault (1926-1984) e a educação matemática, como a tríade poder-saber-sujeito.

    Escola e as relações de saber-poder: implicações na Educação Matemática

    Análise do processo de transição entre a escola moderna e a contemporânea. Quais os desafios para as escolas do futuro? Como deve ser a formação docente? A disciplina aborda as principais ideias de Michel Foucault (1926-1984) e Ludwig Wittgenstein (1889-1951) para responder a estas perguntas.

    Dispositivos, Cientificidade e Educação Matemática

    A aprendizagem da matemática por meio de dispositivos. Análise e propostas de utilização dispositivos educacionais para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino básico.

    Projeto integrador: problematizando as relações de saber-poder em educação matemática

Capa do guia do curso Math Revolution: tendências contemporâneas em Educação Matemática da pós-graduação em educação
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Perguntas que nos fazem

  • Como faço minha matrícula?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    A matrícula pode ser feita na página do curso escolhido ou com a ajuda do nosso contact center. Para se matricular pelo site, basta preencher o formulário, escolher uma forma de pagamento e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição.
  • Quais as formas de pagamento? Tenho algum desconto?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Você poderá pagar via boleto em até 24x. É possível pagar a primeira parcela via cartão de crédito, após a matrícula. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas. Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.
  • Qual é a duração e carga horária do curso?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 240 horas de aulas e 120 horas para os projetos integradores.
  • Qual a modalidade dos cursos da Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Todos os cursos da Pós Educação Unisinos são 100% online, com temáticas voltadas à inovação, metodologias ativas e inclusão. Para mais detalhes sobre disciplinas e ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.
  • Como é o acesso aos cursos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Seu acesso será feito por meio da nossa plataforma de ensino exclusiva. Ela concentrará todos os materiais e recursos das aulas. Você poderá acessar no link “faça seu login” disponível em nosso site, digitando os dados criados no momento da inscrição. Quaisquer dúvidas poderão ser solucionadas junto à nossa equipe de sucesso do estudante.
  • Como funcionam as avaliações por disciplina?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Ao final de cada disciplina, o estudante deverá fazer uma prova com 10 questões de múltipla escolha. O grau mínimo para aprovação é 7,00 (sete). Em caso de reprovação, o estudante poderá solicitar nova matrícula na disciplina, em outra edição do curso.

  • Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Para receber o certificado de pós-graduação lato sensu da Pós Educação Unisinos, o estudante deve ser aprovado nos projetos integradores desenvolvidos ao longo de cada um dos 4 eixos. A avaliação do projeto integrador acontecerá a cada 3 meses e o grau mínimo para aprovação é 7,00 (sete). O trabalho de conclusão de curso é opcional.

  • Como é o certificado dos cursos Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Ao final do curso e após a avaliação de cada um dos 4 projetos integradores, você poderá solicitar o seu certificado dentro da própria plataforma de estudos. Você receberá uma certificação Lato Sensu pela Unisinos, reconhecida pelo MEC, com o título de especialista.

  • Como funcionam os certificados intermediários da Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    A cada 3 meses de curso, o estudante receberá um certificado de extensão universitária para comprovar as habilidades adquiridas ao final de cada eixo temático. São 4 certificados intermediários ao todo, que podem ser incluídos no currículo e no LinkedIn antes da conclusão da pós-graduação. A ordem dos eixos e o recebimento dos certificados dependerá do período em que se iniciou o curso.

  • Posso iniciar meu curso na Pós Educação Unisinos tendo graduação em qualquer área?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Sim. O art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 8 de junho de 2007, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino possam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu.

  • É possível iniciar um curso da Pós Educação Unisinos estando no último semestre da faculdade?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Não, é preciso comprovar a graduação. No caso de estudantes que colaram grau recentemente e ainda não receberam o diploma, a comprovação pode ser feita por meio de atestado de conclusão de curso emitido pela universidade. Estudantes que ainda não concluíram a graduação e querem fazer os cursos da Pós Educação Unisinos podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.