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Para quê
Vivenciar uma Educação Matemática pautada em reflexões teórico-práticas, mediadas pelas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação, no planejamento, implementação e avaliação de práticas de ensino e aprendizagem em múltiplos contextos, níveis e modalidades.
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Para quem
Professores e demais profissionais da educação que atuam com a Matemática ou áreas afins.
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Qualificação profissional
Capacidade de desenvolver projetos de aprendizagem que utilizam ambientes informatizados, softwares e jogos digitais no ensino de matemática.
Como funciona:
São 4 certificados intermediários e 1 certificado de pós-graduação em educação.
Conquiste um certificado a cada 3 meses de curso e inclua novas linhas de qualificação no seu currículo. São 5 certificações durante todo o curso, que você pode usar antes mesmo de concluir sua pós-graduação em educação e assim acelerar sua carreira.
Com quem você irá aprender:
Disciplinas
O que você irá desenvolver?
O curso é dividido em 4 eixos temáticos, todos compostos por três disciplinas e um projeto integrador. O aluno receberá um certificado intermediário na conclusão de cada eixo. Conheça todas as disciplinas do curso:
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Eixo: Tecnologias da informação e comunicação e a construção do conhecimento matemático
Jogos digitais e gamificação no ensino de matemática:
Utilização de jogos digitais, games educativos e demais recursos de gamificação no processo de ensino e aprendizagem de matemática. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de usar ferramantas digitais em atividades lúdidas para turmas do Ensino Fundamental e Médio.
Softwares no ensino de matemática
Como usar as tecnologias digitais de informação e comunicação (TDICs) no processo ensino e aprendizagem de conceitos matemáticos, em especial nos anos finais do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de identificar os diferentes tipos possíveis de uso das TDICs do Ensino e aprendizagem da matemática.
Programação em matemática
Apresentação dos conceitos básicos de linguagem de programação orientada a objetos e de como utilizá-los para encontrar soluções de problemas matemáticos.
Projeto integrador: pesquisa, educação matemática e tecnologia
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Eixo: Metodologias ativas na educação matemática: o protagonismo do fazer matemático
Metodologias ativas e educação matemática
Discussão sobre o papel do professor como mediador do conhecimento no desenvolvimento da aprendizagem. Introdução aos principais tipos de metodologias ativas, como a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP), Aprendizagem Baseada em Problemas, Aprendizagem entre Pares, estudo de caso, sala de aula invertida e gamificação. Avaliação do aprendizado junto à perspectiva das metodologias ativas.
Modelagem matemática na sala de aula
Apresentação dos fundamentos teóricos e práticos da ação educativa no ensino da Matemática. Compreensão de como a modelagem matemática auxilia na resolução de problemas e como integrá-la ao diagnóstico, elaboração, desenvolvimento e avaliação do Plano de Ação Pedagógica. Ao concluir a disciplina, o aluno será capaz de estabelecer relações entre a matemática e outras áreas do conhecimento.
Etnomatemática: a valorização das múltiplas culturas em matemática
Aprofundamento do conceito de etnomatemática. Compreensão da importância da valorização cultural e social do estudante e da influência da etnomatemática no currículo escolar de matemática.
Projeto integrador: ação matemática em sala de aula
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Eixo: Conhecimento matemático e a leitura de mundo
A estatística e o desenvolvimento de competências: literacia, raciocínio e pensamento estatístico
Apresentação das bases conceituais da estatística: coleta, organização, análise e interpretação de dados. Compreensão de como usar as novas tecnologias para calcular e apresentar resultados estatísticos.
Matemática e educação financeira
Aprofundamento nos conceitos de matemática financeira, como capital, montante, juros simples e compostos, descontos e equivalência de capitais. Introdução a séries de pagamentos e principais sistemas de amortização utilizados. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de elaborar projetos de educação matemática que usem exemplos do cotidiano em sala de aula.
Métodos de contagem e probabilidade discreta
Aprofundamento nos conceitos de matemática financeira, como capital, montante, juros simples e compostos, descontos e equivalência de capitais. Introdução a séries de pagamentos e principais sistemas de amortização utilizados. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de elaborar projetos de educação matemática que usem exemplos do cotidiano em sala de aula.
Projeto integrador: resolução de problemas e a BNCC
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Eixo: Escola, matemática e desigualdades
Filosofia e educação matemática: debates contemporâneos
Discussão sobre a interlocução entre as ideias de Michel Foucault (1926-1984) e a educação matemática, como a tríade poder-saber-sujeito.
Escola e as relações de saber-poder: implicações na Educação Matemática
Análise do processo de transição entre a escola moderna e a contemporânea. Quais os desafios para as escolas do futuro? Como deve ser a formação docente? A disciplina aborda as principais ideias de Michel Foucault (1926-1984) e Ludwig Wittgenstein (1889-1951) para responder a estas perguntas.
Dispositivos, Cientificidade e Educação Matemática
A aprendizagem da matemática por meio de dispositivos. Análise e propostas de utilização dispositivos educacionais para o ensino e aprendizagem da matemática no ensino básico.
Projeto integrador: problematizando as relações de saber-poder em educação matemática