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  • Para quê Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Qualificar o docente para o trabalho com a educação especial e inclusiva em instituições de ensino , colocando o estudante no centro dos processos de ensino e de aprendizagem.

  • Para quem Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Pedagogos, professores e demais profissionais da educação.

  • Qualificação profissional Clique aqui para ler Para quê o curso é pensado

    Desenvolver projetos pedagógicos que promovam a inclusão no ambiente escolar.

Como funciona:

São 4 certificados intermediários e 1 certificado de pós-graduação em educação.

Conquiste um certificado a cada 3 meses de curso e inclua novas linhas de qualificação no seu currículo. São 5 certificações durante todo o curso, que você pode usar antes mesmo de concluir sua pós-graduação em educação e assim acelerar sua carreira.

Clique aqui para fechar o pop-up sobre a qualificação profissional que o curso gera

Com quem você irá aprender:

Disciplinas

O que você irá desenvolver?

O curso é dividido em 4 eixos temáticos, todos compostos por três disciplinas e um projeto integrador. O aluno receberá um certificado intermediário na conclusão de cada eixo. Conheça todas as disciplinas do curso:

  • Eixo: Escola especial e inclusiva: olhares para as diferenças

    Educação inclusiva: olhares para os tempos e espaços de aprendizagem

    Apresenta as condições históricas para a consolidação da educação inclusiva no Brasil, reconhecendo os os diferentes espaços de aprendizagem delineados a partir dos processos de inclusão, exclusão, reclusão e in/exclusão, problematizando os mecanismos de normatização do tempo na escola e as práticas de correção do fluxo escolar na escola inclusiva. Além disso, busca refletir sobre as múltiplas dimensões da aprendizagem na escola inclusiva, compreendendo a ampliação dos espaços educativos e a flexibilização dos tempos de aprendizagem como estratégias para a manutenção da inclusão escolar no Brasil.

    Inclusão na era da perfeição e do pós-humano

    Aborda a inclusão a partir de dilemas éticos do presente - a ética do melhoramento genético e geração projetada; a normose; as normalidades diferenciais; etc – , operando com conceitos básicos que permitem olhar criticamente para as práticas de inclusão, problematizando eticamente as invenções tecnocientíficas e os conceitos estatísticos. Ao situar a inclusão entre os dilemas e os paradoxos do presente, objetiva analisar os efeitos da ação escolar sobre os/as alunos/as.

    Políticas de inclusão e acessibilidade

    Problematiza os processos de inclusão e as práticas de escolarização de pessoas com deficiência, tendo por base os marcos históricos e legais da inclusão e compreendendo os movimentos nacionais e internacionais como condições de possibilidade para a constituição do conceito de inclusão. Para tanto, analisa os aspectos que tangem ao acesso, à permanência, à participação e à aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na educação, reconhecendo as suas possibilidades para a construção de práticas pedagógicas inclusivas.

    Projeto integrador: olhares sobre a inclusão

  • Eixo: Surdez, deficiência visual e os processos de inclusão

    Surdez: processos de inclusão na escola

    borda a educação de surdos a partir de um viés histórico, social, cultural e identitário, enfatizando a centralidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na educação de surdos. Apresenta as políticas relativas à educação de surdos, analisa diferentes abordagens educacionais e subsidia a criação de propostas pedagógicas que promovam a educação bilíngue para esses alunos.

    Libras no contexto escolar

    Propicia um contato inicial com o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, abordando tanto a estrutura linguística da Libras quanto um vocabulário básico que subsidiará diferentes situações de comunicação em sala de aula.

    Deficiência visual e os processos de inclusão na escola

    Aborda os processos históricos de educação e de inclusão das pessoas cegas e/ou com baixa visão na escola regular, colocando foco nas possibilidades de desenvolvimento desses alunos por meio das ações desenvolvidas tanto no AEE quanto na sala de aula comum. Apresenta e analisa formas de atuação pedagógica que potencializem a aprendizagem das pessoas cegas e/ou com baixa visão por meio de diferentes recursos, estratégias e práticas.

    Projeto integrador: práticas inclusivas na escola

  • Eixo: Transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e AEE no contexto escolar

    Transtorno do espectro autista

    Aborda as características de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possibilitanto a descontrução de estereótipos e mitos sobre o autismo. Apresenta a legislação e as políticas públicas relacionadas à inclusão da população com TEA no Brasil, colocando foco nos principais métodos, programas e intervenções para indivíduos com TEA

    Deficiência intelectual: olhares para a prática pedagógica

    Com base em uma abordagem histórica-social sobre o atendimento educacional da pessoa com deficiência intelectual, estabelece um posicionamento crítico em relação as definições e possibilidades de desenvolvimento desses alunos. Apresenta aspectos do desenvolvimento e possibilidades de organização pedagógica frente a pessoa com deficiência intelectual fundamentada pelos processos históricos e vivências socioculturais, nos diferentes contextos de atuação do docente.

    Atendimento Educacional Especializado e suas possibilidades

    Apresenta as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo AEE, abrangedo: organização, funcionamento, recursos de acessibilidade e Tecnologia Assistiva. Aborda também aspectos sobre gestão e acompanhamento da aprendizagem, organização de recursos, estratégias, intervenções e procedimentos de ensino, adequação e flexibilização curricular, avaliação e intervenções com estudantes com deficiência física, deficiência visual, surdez, autismo, deficiência intelectual.

    Projeto integrador: práticas inclusivas no AEE

  • Eixo: Planejamento, avaliação e tecnologias assistivas: formas de ensinar e de aprender na escola inclusiva

    Planejamento e os processos de in/exclusão

    Aborda a organização do planejamento pedagógico no contexto da Educação Inclusiva, contemplando aspectos relativos à organização do ensino e ao acompanhamento da aprendizagem, com base na criação de estratégias pedagógicas coletivas e individualizadas, a partir das demandas dos processos de in/exclusão que constituem a escola.

    Processos avaliativos na educação inclusiva

    Reconhece a importância da adequação e análise dos processos avaliativos em relação aos alunos com deficiência, considerando as diferenças individuais dos alunos e valorizando as competências de cada um. Analisa a identificação das dificuldades de aprendizagem, a adaptação e organização de instrumentos avaliativos no cotidiano da sala de aula, compreendendo a avaliação como um processo permanente e contínuo.

    Metodologias criativas e tecnologias assistivas na educação inclusiva

    Aborda questões relativas à criação de tecnologias assistivas no contexto da inovação disruptiva para a educação inclusiva, enfatizando o uso de metodologias criativas e ferramentas tecnológicas como potencializadoras da aprendizagem dos sujeitos com deficiência física, visual, intelectual, surdez, autismo. Identifica e analisa recursos de tecnologia assistiva para a acessibilidade, permanência e aprendizagem das pessoas com deficiência, tanto na escola quanto em ambientes profissionais.

    Projeto integrador: ensinar e aprender na escola inclusiva

Capa do guia do curso Educação inclusiva: desafios e práticas pedagógicas da pós-graduação em educação
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Perguntas que nos fazem

  • Como faço minha matrícula?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    A matrícula pode ser feita na página do curso escolhido ou com a ajuda do nosso contact center. Para se matricular pelo site, basta preencher o formulário, escolher uma forma de pagamento e pronto! Você receberá um e-mail de confirmação da sua inscrição.
  • Quais as formas de pagamento? Tenho algum desconto?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Você poderá pagar via boleto em até 24x. É possível pagar a primeira parcela via cartão de crédito, após a matrícula. Para pagamentos à vista, o desconto é de 20%. Em compras parceladas, o desconto é progressivo de acordo com o número de parcelas. Todos os valores podem ser conferidos na página de cada curso.
  • Qual é a duração e carga horária do curso?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Os cursos compreendem 360 horas de conteúdo, sendo 240 horas de aulas e 120 horas para os projetos integradores.
  • Qual a modalidade dos cursos da Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Todos os cursos da Pós Educação Unisinos são 100% online, com temáticas voltadas à inovação, metodologias ativas e inclusão. Para mais detalhes sobre disciplinas e ementas, acesse o guia do curso, disponível na página de cada curso em nosso site.
  • Como é o acesso aos cursos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação
    Seu acesso será feito por meio da nossa plataforma de ensino exclusiva. Ela concentrará todos os materiais e recursos das aulas. Você poderá acessar no link “faça seu login” disponível em nosso site, digitando os dados criados no momento da inscrição. Quaisquer dúvidas poderão ser solucionadas junto à nossa equipe de sucesso do estudante.
  • Como funcionam as avaliações por disciplina?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Ao final de cada disciplina, o estudante deverá fazer uma prova com 10 questões de múltipla escolha. O grau mínimo para aprovação é 7,00 (sete). Em caso de reprovação, o estudante poderá solicitar nova matrícula na disciplina, em outra edição do curso.

  • Como funciona o trabalho de conclusão/avaliação final do curso?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Para receber o certificado de pós-graduação lato sensu da Pós Educação Unisinos, o estudante deve ser aprovado nos projetos integradores desenvolvidos ao longo de cada um dos 4 eixos. A avaliação do projeto integrador acontecerá a cada 3 meses e o grau mínimo para aprovação é 7,00 (sete). O trabalho de conclusão de curso é opcional.

  • Como é o certificado dos cursos Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Ao final do curso e após a avaliação de cada um dos 4 projetos integradores, você poderá solicitar o seu certificado dentro da própria plataforma de estudos. Você receberá uma certificação Lato Sensu pela Unisinos, reconhecida pelo MEC, com o título de especialista.

  • Como funcionam os certificados intermediários da Pós Educação Unisinos?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    A cada 3 meses de curso, o estudante receberá um certificado de extensão universitária para comprovar as habilidades adquiridas ao final de cada eixo temático. São 4 certificados intermediários ao todo, que podem ser incluídos no currículo e no LinkedIn antes da conclusão da pós-graduação. A ordem dos eixos e o recebimento dos certificados dependerá do período em que se iniciou o curso.

  • Posso iniciar meu curso na Pós Educação Unisinos tendo graduação em qualquer área?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Sim. O art. 1º, § 3º, da Resolução CNE/CES n°. 1, de 8 de junho de 2007, prevê que candidatos diplomados em quaisquer cursos de graduação ou demais cursos superiores que atendem às exigências das instituições de ensino possam ingressar em cursos de pós-graduação lato sensu.

  • É possível iniciar um curso da Pós Educação Unisinos estando no último semestre da faculdade?

    Perguntas mais frequentes sobre os cursos de pós-graduação em educação

    Não, é preciso comprovar a graduação. No caso de estudantes que colaram grau recentemente e ainda não receberam o diploma, a comprovação pode ser feita por meio de atestado de conclusão de curso emitido pela universidade. Estudantes que ainda não concluíram a graduação e querem fazer os cursos da Pós Educação Unisinos podem manifestar interesse e aguardar o início de novas turmas.