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Para quê
Qualificar o docente para o trabalho com a educação especial e inclusiva em instituições de ensino , colocando o estudante no centro dos processos de ensino e de aprendizagem.
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Para quem
Pedagogos, professores e demais profissionais da educação.
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Qualificação profissional
Desenvolver projetos pedagógicos que promovam a inclusão no ambiente escolar.
Como funciona:
São 4 certificados intermediários e 1 certificado de pós-graduação em educação.
Conquiste um certificado a cada 3 meses de curso e inclua novas linhas de qualificação no seu currículo. São 5 certificações durante todo o curso, que você pode usar antes mesmo de concluir sua pós-graduação em educação e assim acelerar sua carreira.
Com quem você irá aprender:
Disciplinas
O que você irá desenvolver?
O curso é dividido em 4 eixos temáticos, todos compostos por três disciplinas e um projeto integrador. O aluno receberá um certificado intermediário na conclusão de cada eixo. Conheça todas as disciplinas do curso:
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Eixo: Escola especial e inclusiva: olhares para as diferenças
Educação inclusiva: olhares para os tempos e espaços de aprendizagem
Apresenta as condições históricas para a consolidação da educação inclusiva no Brasil, reconhecendo os os diferentes espaços de aprendizagem delineados a partir dos processos de inclusão, exclusão, reclusão e in/exclusão, problematizando os mecanismos de normatização do tempo na escola e as práticas de correção do fluxo escolar na escola inclusiva. Além disso, busca refletir sobre as múltiplas dimensões da aprendizagem na escola inclusiva, compreendendo a ampliação dos espaços educativos e a flexibilização dos tempos de aprendizagem como estratégias para a manutenção da inclusão escolar no Brasil.
Inclusão na era da perfeição e do pós-humano
Aborda a inclusão a partir de dilemas éticos do presente - a ética do melhoramento genético e geração projetada; a normose; as normalidades diferenciais; etc – , operando com conceitos básicos que permitem olhar criticamente para as práticas de inclusão, problematizando eticamente as invenções tecnocientíficas e os conceitos estatísticos. Ao situar a inclusão entre os dilemas e os paradoxos do presente, objetiva analisar os efeitos da ação escolar sobre os/as alunos/as.
Políticas de inclusão e acessibilidade
Problematiza os processos de inclusão e as práticas de escolarização de pessoas com deficiência, tendo por base os marcos históricos e legais da inclusão e compreendendo os movimentos nacionais e internacionais como condições de possibilidade para a constituição do conceito de inclusão. Para tanto, analisa os aspectos que tangem ao acesso, à permanência, à participação e à aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na educação, reconhecendo as suas possibilidades para a construção de práticas pedagógicas inclusivas.
Projeto integrador: olhares sobre a inclusão
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Eixo: Surdez, deficiência visual e os processos de inclusão
Surdez: processos de inclusão na escola
borda a educação de surdos a partir de um viés histórico, social, cultural e identitário, enfatizando a centralidade da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na educação de surdos. Apresenta as políticas relativas à educação de surdos, analisa diferentes abordagens educacionais e subsidia a criação de propostas pedagógicas que promovam a educação bilíngue para esses alunos.
Libras no contexto escolar
Propicia um contato inicial com o aprendizado da Língua Brasileira de Sinais, abordando tanto a estrutura linguística da Libras quanto um vocabulário básico que subsidiará diferentes situações de comunicação em sala de aula.
Deficiência visual e os processos de inclusão na escola
Aborda os processos históricos de educação e de inclusão das pessoas cegas e/ou com baixa visão na escola regular, colocando foco nas possibilidades de desenvolvimento desses alunos por meio das ações desenvolvidas tanto no AEE quanto na sala de aula comum. Apresenta e analisa formas de atuação pedagógica que potencializem a aprendizagem das pessoas cegas e/ou com baixa visão por meio de diferentes recursos, estratégias e práticas.
Projeto integrador: práticas inclusivas na escola
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Eixo: Transtorno do espectro autista, deficiência intelectual e AEE no contexto escolar
Transtorno do espectro autista
Aborda as características de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA), possibilitanto a descontrução de estereótipos e mitos sobre o autismo. Apresenta a legislação e as políticas públicas relacionadas à inclusão da população com TEA no Brasil, colocando foco nos principais métodos, programas e intervenções para indivíduos com TEA
Deficiência intelectual: olhares para a prática pedagógica
Com base em uma abordagem histórica-social sobre o atendimento educacional da pessoa com deficiência intelectual, estabelece um posicionamento crítico em relação as definições e possibilidades de desenvolvimento desses alunos. Apresenta aspectos do desenvolvimento e possibilidades de organização pedagógica frente a pessoa com deficiência intelectual fundamentada pelos processos históricos e vivências socioculturais, nos diferentes contextos de atuação do docente.
Atendimento Educacional Especializado e suas possibilidades
Apresenta as práticas pedagógicas desenvolvidas pelo AEE, abrangedo: organização, funcionamento, recursos de acessibilidade e Tecnologia Assistiva. Aborda também aspectos sobre gestão e acompanhamento da aprendizagem, organização de recursos, estratégias, intervenções e procedimentos de ensino, adequação e flexibilização curricular, avaliação e intervenções com estudantes com deficiência física, deficiência visual, surdez, autismo, deficiência intelectual.
Projeto integrador: práticas inclusivas no AEE
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Eixo: Planejamento, avaliação e tecnologias assistivas: formas de ensinar e de aprender na escola inclusiva
Planejamento e os processos de in/exclusão
Aborda a organização do planejamento pedagógico no contexto da Educação Inclusiva, contemplando aspectos relativos à organização do ensino e ao acompanhamento da aprendizagem, com base na criação de estratégias pedagógicas coletivas e individualizadas, a partir das demandas dos processos de in/exclusão que constituem a escola.
Processos avaliativos na educação inclusiva
Reconhece a importância da adequação e análise dos processos avaliativos em relação aos alunos com deficiência, considerando as diferenças individuais dos alunos e valorizando as competências de cada um. Analisa a identificação das dificuldades de aprendizagem, a adaptação e organização de instrumentos avaliativos no cotidiano da sala de aula, compreendendo a avaliação como um processo permanente e contínuo.
Metodologias criativas e tecnologias assistivas na educação inclusiva
Aborda questões relativas à criação de tecnologias assistivas no contexto da inovação disruptiva para a educação inclusiva, enfatizando o uso de metodologias criativas e ferramentas tecnológicas como potencializadoras da aprendizagem dos sujeitos com deficiência física, visual, intelectual, surdez, autismo. Identifica e analisa recursos de tecnologia assistiva para a acessibilidade, permanência e aprendizagem das pessoas com deficiência, tanto na escola quanto em ambientes profissionais.
Projeto integrador: ensinar e aprender na escola inclusiva