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Para quê
Reinventar a docência em distintos cenários e modalidades de ensino, com base em práticas pedagógicas disruptivas, tendências educacionais que perspectivam cenários futuros e metodologias que promovam o engajamento dos alunos no contexto das culturas digitais e híbridas.
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Para quem
Pedagogos, professores e demais profissionais da educação.
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Qualificação profissional
Ser capaz de criar novos percursos para a docência de forma criativa, exercitando o pensamento crítico e inovador – na interface entre humanidades e tecnologia - e desenvolvendo habilidades para ler e interpretar realidades complexas e projetar visões de futuro para a Educação.
Como funciona:
São 4 certificados intermediários e 1 certificado de pós-graduação em educação.
Conquiste um certificado a cada 3 meses de curso e inclua novas linhas de qualificação no seu currículo. São 5 certificações durante todo o curso, que você pode usar antes mesmo de concluir sua pós-graduação em educação e assim acelerar sua carreira.
Com quem você irá aprender:
Disciplinas
O que você irá desenvolver?
O curso é dividido em 4 eixos temáticos, todos compostos por três disciplinas e um projeto integrador. O aluno receberá um certificado intermediário na conclusão de cada eixo. Conheça todas as disciplinas do curso:
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Eixo: Inovação e tendências educacionais
Inovação na educação
Abordagem de inovação na educação: modismo ou tendência? Apresentação do panorama de práticas inovadoras na educação e de modelos inovadores educacionais. Ao final da disciplina, o estudante será capaz de identificar tendências e práticas educacionais inovadoras.
Tecnologias educacionais nos processos de ensino e de aprendizagem
Compreensão das potencialidades, dos impactos e das implicações das tecnologias educacionais nos processos de ensino e aprendizagem. Análise da influência de tecnologias educacionais na sala de aula. Ao final da disciplina, o estudante será capaz de identificar a estratégias para desenvolver práticas inovadoras por meio da tecnologia.
Abordagens participativas
Apresentação das principais abordagens participativas no campo da Educação Infantil e Ensino Fundamental I, além de aprofundamento nos principais conceitos pedagógicos que orientam estas abordagens. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de desenvolver projetos pedagógicos baseados em participação e criatividade.
Projeto integrador: reflexões sobre inovação na educação
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Eixo: Aprender na escola contemporânea
Docência, diferença e equidade: saberes e práticas para uma educação transformadora
Apresentação dos conceitos de diferença e equidade e sua inter-relação com a docência nos diversos níveis escolares. Projetos, práticas pedagógicas inovadoras e legislação sobre educação das relações étnico-raciais e educação inclusiva serão abordados na disciplina. Ao final, o aluno será capaz de mapear, produzir e compartilhar práticas pedagógicas inovadoras para o respeito às diferenças.
Curadoria e criação pedagógica
O lugar da arte e da cultura na formação de professores, em especial no contexto do planejamento de ensino. Discussão da importância do repertório cultural enquanto saber docente que, entre outros aspectos, potencializa a curadoria e a criação pedagógica na escola.
Cibricidade como espaço de educação OnLIFE
Discussão sobre a cidade geográfica, a digitalidade e a conectividade. Cidade híbrida (cibricidade) e questões de pertencimento e desenvolvimento da cidadania serão abordados na disciplina. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de compreender o que muda nos processos de ensino e de aprendizagem num contexto de mobilidade, ubiquidade, pervasividade e nomadismo.
Projeto integrador: práticas pedagógicas e criação na escola contemporânea
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Eixo: Metodologias ativas e cocriação
Metodologias ativas
Apresentação e discussão sobre metodologias ativas e a relação com os processos de aprendizagem, desenvolvimento de competências e inovação na educação. Projeção de espaços de aprendizagem orientados por metodologias ativas que desenvolvam o protagonismo discente.
A sala de aula invertida: produzindo aprendizagem
Abordagem de metodologia ativa reconhecidamente eficaz para organizar o processo de Ensino e aprendizagem tanto na escola básica quanto na educação superior. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de colaborar com pares na construção de materiais e planos de aula contextualizados e significativos para implementação da sala de aula invertida.
Comunicação não violenta como condição fundante para a aprendizagem
Discussão sobre os conceitos de linguagem, interação e identidades. Apresentação dos princípios fundantes da fala como forma de agir no mundo e como empreendimento colaborativo. Ao final da disciplina, o aluno será capaz de reconhecer práticas interacionais inclusivas no espaço escolar.
Projeto integrador: novos olhares e reinvenções da aula
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Eixo: Educação, hibridismo e multimodalidade
Educação híbrida e multimodal
A Educação no contexto das culturas pré-digitais, digitais e híbrida. Cultura gamer e maker. Conceito de hibridismo e multimodalidade como potencialidade para o desenvolvimento dos processos de ensino e de aprendizagem na construção da Educação Híbrida e Multimodal.
Metodologias inventivas e práticas pedagógicas simpoiéticas
Discussão sobre metodologias e práticas pedagógicas, a partir da epistemologia reticular, do conceito de ato conectivo, da inventividade e da simpoiese. Problematização dos conceitos de imersão, gamificação e engajamento no âmbito destas metodologias e práticas pedagógicas.
Game thinking em projetos de aprendizagem
Compreensão da importância cultural e histórica dos jogos em nossa sociedade. Compreensão das dinâmicas de interação e socialização em diferentes tipos de jogos. Aplicação de elementos e dinâmicas de jogos no processo de aprendizagem, incluindo jogos digitais, jogos de tabuleiro, jogos de interpretação de papéis e técnicas de gamificação.
Projeto integrador: metodologias e interfaces inovadoras