Como usar o WhatsApp nas escolas? Um guia para educadores

Postado em 4 de dez de 2023
Loading...

A tecnologia revolucionou a vida cotidiana. Uma das áreas influenciadas, principalmente com a pandemia de Covid-19, foi a educação, que mostrou que inovação e aprendizado andam juntos. 

A partir desses dois adventos, a comunidade escolar precisou se adaptar a novas formas de comunicação e aprendizagem. O aplicativo de mensagens WhatsApp foi aliado dos docentes durante esse período atípico com as aulas online e, pelo que indica, permanecerá no leque de ferramentas. 

É preciso entender os prós e contras do uso dele, que pode facilitar, e muito, a relação entre pais, estudantes e professores. 

Mas como usar o WhatsApp nas escolas? Fizemos um guia para educadores. Siga nossas dicas abaixo! 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Vantagens e desvantagens de usar o WhatsApp nas escolas 

Lançado em janeiro de 2009, o WhatsApp é, sem dúvida, um dos aplicativos mais populares do Brasil. Seu uso nas escolas já é uma realidade, principalmente com o ensino híbrido. 

Segundo a Pesquisa TIC Educação, publicada em 2020, o uso de meios digitais para iniciativas educacionais, tanto de escolas públicas, quanto privadas, cresce ano após ano. Indica-se que, entre 2014 e 2019, o número de páginas de instituições públicas de ensino nas redes sociais, como Facebook e Instagram, subiu de 46% para 73%. Nas particulares, o número foi de 67% para 94%. 

Surpreendente, não é? Em um mundo conectado, ninguém quis ficar de fora.  

Vamos levantar as principais vantagens e desvantagens de usar o WhatsApp nas escolas. Sabemos das várias qualidades de usar o aplicativo, contudo, há hábitos que podem atrapalhar o bom uso. 

O primeiro desses hábitos diz respeito à vida do professor fora da escola. Vamos supor que, com o aplicativo de mensagens vinculado a um grupo da turma, os pais mandem mensagens no final de semana ou no dia de folga do docente. 

Haverá a necessidade de se desligar da necessidade virtual ou colocar limites nessa interação, a fim de que o WhatsApp não interfira nos momentos de lazer e de descanso. 

Outra desvantagem é o foco que pode ser desviado por conta do aplicativo, principalmente pelos estudantes que já possuem aparelho celular. 

Entretanto, há vários prós no uso do aplicativo. Uma das principais vantagens, principalmente em tempos de pandemia e aulas online, é a capacidade de comunicação e organização que o WhatsApp oferece. 

Num momento em que as aulas presenciais estavam restritas, a ferramenta auxiliou para manter o contato entre escola e pais, além do diálogo entre docente e estudantes. Avisar sobre provas, trabalhos, entregas e demais compromissos escolares ficou a um “enter” de distância. 

Outra vantagem, ainda a ver com a comunicação, é a possibilidade de fazer explicações, seja de conteúdo de aula ou esclarecimentos e avisos por vídeo fixo ou ligação ao vivo. 

❗Importante: as videochamadas do WhatsApp permitem até 32 participantes, então não é a ferramenta ideal para criar uma sala de aula virtual para vários estudantes. Todavia, permite criar pequenos grupos para tirar dúvidas pontuais.  

Além disso, a ferramenta é benéfica para envio de áudios, fotos ou arquivos pertinentes à aula, incluindo material de apoio. Outro benefício é a praticidade de conversar com os estudantes e acertar prazos e informações das aulas por meio de uma mensagem no celular. 

A plataforma estimula a adesão por parte de pais e estudantes devido a praticidade, visto que basta apenas ter um aparelho celular compatível e um número de celular ativo para poder acessar o aplicativo. Há uma facilidade maior também por não necessitar de logins e senhas em outros sites. 

Por conta de maiores ludicidade e interação, os pais se aproximam mais da rotina escolar dos filhos ao ter mensagens e acompanhamento na palma da mão com a ajuda de grupos de WhatsApp. Mais um ponto para o uso do aplicativo.

🔵Leia também: Os 7 melhores cursos de pós-graduação em Educação Infantil

9 boas práticas para usar o WhatsApp nas escolas

Listamos aqui uma série de dicas para que o uso do WhatsApp nas escolas seja eficaz e o mensageiro se torne um bom método de aliar estudo com tecnologia. 

1. Crie um grupo para cada turma

Uma maneira de manter a organização é criar um grupo por turma, mantendo a especificidade de cada mensagem mais coerente com o público envolvido. Deixe o nome do grupo bem detalhado.

Você pode configurar o grupo para que apenas administradores mandem mensagens. Isso evita que os participantes mandem mensagens não relacionadas ao conteúdo da aula, mantendo assim o foco na aprendizagem. 

2. Faça um link universal de acesso

Caso ainda não tenha o número de telefone dos estudantes ou dos pais e responsáveis, é possível criar um link universal e compartilhá-lo no seu perfil profissional em outras redes. Ao clicar no link, a pessoa será direcionada para conversar com você no seu chat de WhatsApp. 

3. Envie arquivos para várias pessoas de uma vez

No WhatsApp é possível criar uma lista de transmissão, facilitando o envio de materiais de aula, como folhas de exercícios, para várias pessoas de uma só vez. 

Mas atenção! Apenas contatos que salvaram seu número podem receber essas mensagens pela lista de transmissão. Sendo assim, esclareça aos estudantes a necessidade de salvar o contato para ficar por dentro das demandas. 

4. Use a ferramenta de status

O status do WhatsApp pode servir para compartilhar avisos e informações pertinentes, incluindo vídeos educativos e fotos explicativas. 

5. Use o WhatsApp para Web

É possível acessar o aplicativo diretamente pelo computador, desde que o celular esteja conectado à internet e, manualmente, o usuário da conta permita a conexão no PC. Facilita para quem já possui outros afazeres no dispositivo e dá mais agilidade para ler e responder o que for preciso. 

Professor, não esqueça que o recurso de chamadas de vídeo ou voz só funciona no aplicativo para celular.  

6. WhatsApp Business

Uma facilidade a mais para as escolas. Com o mesmo design do aplicativo tradicional, essa versão profissional do WhatsApp permite personalizar as informações do perfil com o contato e endereço da instituição de ensino, programar respostas automáticas personalizadas e definir horários de atendimento. 

Também é possível organizar as conversas com etiquetas e tags, como dúvidas resolvidas, pendências, etc. No período de matrículas, pode ajudar muito na organização. 

O WhatsApp Business é gratuito, o que torna seu uso ainda mais atrativo. 

7. Bom senso sempre

Uma das coisas mais importantes é a direção da escola estar ciente e permitir a criação desses grupos. Afinal, as informações repassadas nesses dispositivos, de certa forma, são faladas em nome da instituição. 

Qualquer problema que possa acontecer entre as partes envolvidas será mais facilmente resolvido se houver conhecimento do caso por parte da diretoria. 

8. Abrir/fechar o grupo

Para evitar o acúmulo de mensagens, é possível fechar o grupo e só permitir que, além de você, outras pessoas enviem mensagens apenas em horários específicos. 

Para fazer essa modificação, clique no nome do grupo, vá na opção "configurações do grupo”, selecione “envio de mensagens” e configure para “apenas o administrador”. 

9. Usar a descrição do grupo para comunicar regras

Fácil e prática, essa dica permite que as regras estejam fixas num único lugar, sem que você precise repassá-las novamente toda vez que alguém entra no grupo.

 

O que NÃO fazer nos grupos de WhatsApp com pais e estudantes

Existem também algumas ações que não são recomendadas durante o uso do WhatsApp. São elas:

1. Privacidade em primeiro lugar

É essencial usar o recurso de maneira criteriosa, ética e respeitosa. Sendo assim, jamais compartilhe quaisquer conteúdos que violem a privacidade sua ou de terceiros ou que sejam ofensivos. Caso qualquer problema aconteça, contate imediatamente a direção e explique a situação. 

Ainda falando de privacidade, deixe claro para os estudantes que as respostas acontecerão apenas nos grupos, evitando que seu número pessoal seja usado de maneira exacerbada. 

2. Bullying: aqui não

Não permita bullying ou linguagem inadequada nos grupos. Ali deve ser um espaço em que os estudantes se sintam seguros para interagir e ter um espaço mais lúdico de aprendizado. 

É importante que as mensagens sejam apenas de conteúdo escolar, para que o foco não se perca. Dessa forma, não se abrirão brechas para conversas de assuntos paralelos ou que possam gerar desconforto, o que está longe de ser o objetivo do grupo. 

3. Não crie grupos sem objetivo ou desorganizados

Para não se perder, crie um grupo por vez, detalhando o nome de cada um e fazendo suas respectivas descrições corretamente.  

4. Desative o ‘baixar automaticamente”

É melhor que essa função fique desativada, evitando a sobrecarga do seu celular com imagens, áudios e vídeos. 

5. Os pais também fazem parte disso

Não deixe de manter os pais e responsáveis informados sobre o andamento escolar dos filhos. Além disso, é essencial que, assim como a direção, eles também saibam da existência da ferramenta de grupos e das informações ali repassadas. 

🔵Leia também: O papel do professor em uma comunidade de aprendizagem

Professor também pode aprender por WhatsApp! Conheça alguns cursos

Que tal aprender por WhatsApp além de ensinar? Isso é bem possível. Há sites e plataformas que, usando o mensageiro como difusor de conteúdo, promovem cursos e conteúdos educativos para professores. 

Um exemplo é o AprendiZAP, em que o interessado, sobretudo professores e estudantes, têm acessos a conteúdos e exercícios gratuitos pelo celular. O melhor é que o material é alinhado à Base Nacional Curricular Comum (BNCC). 

Outro exemplo é o curso de inglês gratuito oferecido pela startup ChatClass. A partir de áudios e conversação pelo WhatsApp, é possível aprender inglês com qualidade e eficácia. Tudo é feito apenas pelo aplicativo. Os exercícios oferecidos são voltados ao Fundamental 2 e Ensino Médio, e também estão alinhados com a  BNCC.

Leia também

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!