A importância do trabalho em grupo para o desenvolvimento dos estudantes

Postado em 1 de dez de 2023
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Nem todas as pessoas têm o prazer de fazer um trabalho em grupo, seja na faculdade ou na escola. Dividir opiniões pode parecer uma atividade exaustiva. 

Muitas vezes, estas atividades são escolhidas a dedo por algum professor, o que pode gerar conflito entre colegas por terem que trabalhar com pessoas de pouca intimidade.  

Entretanto, dinâmicas assim são essenciais para o desenvolvimento dos estudantes, justamente por trabalhar o respeito e a troca mútua entre os integrantes. 

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Por que apostar em trabalhos em grupo na escola 

Num trabalho em grupo, diversas personalidades são colocadas à tona para decidir um só caminho. E algumas vezes, conflitos podem ser gerados entre os participantes. Enquanto existem colegas que querem dominar o grupo, outros preferem não se intrometer, gerando uma grande discórdia e dor de cabeça. 

O intuito do trabalho em grupo é o de promover a troca de conhecimento entre os integrantes. Cada um exercita suas capacidades de comunicação em busca de um único objetivo. 

Para que a equipe entregue um trabalho exemplar, certas atitudes devem ser esperadas e realizadas pelos estudantes como: 

  • Interagir com os colegas;
  • Expor suas opiniões;
  • Ser proativo;
  • Ter responsabilidade e compromisso;
  • Ser criativo;
  • Não aceitar injustiças;
  • Dar sempre o seu melhor.

Pense no futebol. Um time só vai ganhar a partida se toda a equipe estiver em comum acordo. Cada jogador tem sua tarefa delimitada e se cada um fizer a sua dando o máximo de si, o time sai como vencedor do jogo. 

O treinador seria como um professor que explica qual o melhor rendimento e aprendizado. Entretanto, apenas a equipe irá conseguir realizar o trabalho por completo. Se mentorada, colherá ótimos frutos no futuro.

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Os objetivos do trabalho em grupo em sala de aula 

Na sala de aula, um trabalho em grupo normalmente é feito com pessoas de intimidade. No entanto, isso não impede que haja problemas.  

Saiba que trabalhos em grupo são cheios de benefícios, tanto para vida pessoal como para a profissional.  

Um estudante pode desenvolver: 

  • Habilidades de alto desempenho;
  • Troca de conhecimentos;
  • Colaboração entre pares;
  • Melhoria das relações interpessoais;
  • Aceleração da realização de projetos;
  • Habilidades de comunicação;
  • Competitividade positiva;
  • Empatia;
  • Senso de grupo;
  • Respeito às diferenças.

O suporte oferecido pelos professores aos grupos é de auxílio, pois eles devem se sentir amparados para quaisquer eventualidades, desde o esclarecimento de possíveis dúvidas até outras intervenções  

Outro aspecto importante é não deixar que a atividade perca o sentido pedagógico. Também é importante dar um feedback e uma autoavaliação para o grupo, assim eles saberão o que melhorar e o que fizeram de errado. 

 

Os benefícios do trabalho em grupo, também chamado de aprendizagem por pares 

A maioria das escolas ainda ensina seus estudantes do jeito tradicional, desde o século 19: cada um sentado na sua carteira para que aprendam sozinhos e evitem a dispersão.

Entretanto, o trabalho em grupo ou aprendizagem em pares é um dos grandes benefícios que a escola pode proporcionar Às turmas.   

A integração com os colegas faz parte do desenvolvimento de crianças e adolescentes. É um preparo para a vida para conseguirem lidar com pessoas e diversas situações, que podem ser negativas.  

Atualmente, algumas escolas têm mudado o seu formato de aprendizado e deixado carteiras em duplas ou grupos nas salas de aula. É a metodologia ativa da aprendizagem por pares. 

A aprendizagem entre pares ou times consiste na formação de duplas para que o aprendizado seja construído conjuntamente e haja o compartilhamento de ideias.  

A metodologia se baseia em três princípios:

  1. Empoderamento
  2. Segurança
  3. Participação

Entretanto, este tipo de aprendizagem deve ser monitorado pelo professor para evitar conversas paralelas em classe. Alguns estudantes podem perder o foco rápido conversando sobre outros assuntos com seus colegas. 

Um dos maiores benefícios da aprendizagem entre pares é que ela desenvolve habilidades e competências de comunicação, relacionamento interpessoal, responsabilidade, autoconfiança e colaboração entre os colegas. 

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5 perguntas que você precisa fazer antes de propor um trabalho em grupo 

Trabalhar em grupo pode parecer fácil, mas é uma missão quase impossível para muitas pessoas. Então antes de propor um trabalho em grupo, faça alguns questionamentos. 

1. Estou ajudando o estudante a formar grupos com diferentes colegas? 

Este é um ponto fundamental para trabalhos em grupo, pois pode parecer cômodo estar sempre rodeado das mesmas pessoas e da mesma sistemática. É necessário que o estudante conheça novas pessoas e trabalhe com quem é diferente de si para que situações sejam resolvidas. 

2. Estou propondo atividades interessantes e que formem conhecimento? 

Um trabalho não pode ser muito entediante e nem perder o sentido. É preciso ter equilíbrio para captar a atenção dos estudantes e fazer com que o método de ensino também seja valorizado por eles. 

3. Como será a formação de grupos? 

Os alunos irão escolher por conta própria? Você irá escolher por eles? Como será esta escolha? É preciso pensar em todas estas perguntas para que dê uma resposta firme aos estudantes que irão tentar fazer o trabalho com seus amigos. 

4. Qual será a recompensa?  

Pode parecer mentira, mas toda atividade tem uma recompensa. Não apenas na nota, mas a forma com que a criança vai se engajar com a turma também conta. Um trabalho com jogo ou um trabalho que crie uma amizade são recompensadores. 

5. Sou mediador?  

Saiba que em trabalhos em grupo conflitos poderão surgir. Mas não se desespere, estes pontos negativos podem se tornar positivos no futuro, se resolvidos. É importante saber contornar a situação e fazer com que os estudantes colham ótimos frutos de seus trabalhos. 

Onde inserir o trabalho em grupo no seu plano de aula 

A qualidade de um trabalho depende diretamente da organização de um professor. E quando se trata de saber como fazer um plano de aula, ser organizado ajuda na ação docente.  

Pensando nisso, o Blog do EAD separou um conteúdo sobre como montar um plano de aula com metodologia ativa em 7 passos simples.

Lembre-se de que a aprendizagem entre pares e as demais metodologias ativas não são uma novidade, mas entraram na agenda nos últimos anos pelos desafios que as novas tecnologias trouxeram aos professores. 

Você pode combinar o trabalho em grupo com outras metodologias ativas em sala de aula. Uma delas é a Sala de Aula Invertida, que significa a inversão dos ambientes em que os estudantes realizam as atividades. 

O método se contrapõe ao tradicional, em que a explanação do conteúdo é feita em sala de aula e as atividades, em casa. Ou seja, o que é feito na escola será feito em casa, enquanto a lição de casa será concluída em aula. 

Outra combinação interessante é da educomunicação. Você pode desafiar os estudantes a identificarem, em grupos,  três pontos básicos de uma reportagem de jornal: qual é a intenção, a autoria e o contexto das informações. Para isso, eles terão que dominar as ferramentas e as linguagens que os permitem participar dos ambientes onde as notícias e os conteúdos em geral circulam.   

Buscar novas formas de promover o aprendizado entre crianças e adolescentes é um desafio constante na vida de todo professor. É neste contexto que exemplos e estudos sobre a inovação na educação oferecem inspiração para mudar – e assim acompanhar a transformação que está em curso.

Se você, professor, se interessou pelos conteúdos apresentados, recomendamos ir além e fazer cursos e especializações na área da educação. Nesses espaços você vai conhecer novas metodologias de ensino, ter acesso a práticas baseadas em evidências e trocar experiências com outros educadores.

É possível fazer esses cursos na modalidade presencial ou EAD, com aulas 100% online. O importante é se manter atualizado e continuar a estudar, mesmo que já tenha concluído a graduação.

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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