O que é Scratch e como ele pode ser usado em sala de aula

Postado em 5 de out de 2023
Loading...

Se você está em busca de ferramentas para ensinar programação nas suas aulas, acabou de achar uma! Conheça todas as potencialidades do Scrath. 

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) prevê o desenvolvimento da alfabetização e letramento digital na Educação Básica. Mas como fazer isso?

Escolas de todo o país apostaram em aulas de programação e robótica para trabalhar essas competências com crianças e adolescentes. Uma ferramenta bastante difundida e simples para isso é o Scratch, que você vai conhecer aqui. 

Confira: 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é scratch

O Scratch é uma linguagem de programação, criada em 2007, pelo grupo Lifelong Kindergarten da universidade americana MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts). O programa é utilizado em mais de 150 países e está disponível em mais de 40 idiomas.

Atualmente, encontra-se na versão 3.0 para os principais sistemas operacionais existentes no mercado.  

Mas para que serve? 

O Scratch é um tipo de programação visual simplificada que permite que qualquer um consiga criar projetos digitais com mais facilidade. Além disso, ele permite a personalização de imagens e sons externos. 

Por não exigir o conhecimento prévio de outras linguagens de programação, ele tem como objetivo ensinar adolescentes e crianças acima de 8 anos. Com ele, também é possível criar animações, jogos e outros programas interativos. 

Quem o usa também pode recriar jogos famosos, montando personagens com movimentos, vozes, trilhas sonoras e ambientes diferentes em cada jogo. Além de instalar extensões para deixar o jogo ainda mais interativo.  

Dentro da plataforma, você encontra tutoriais básicos para iniciar sua jornada na criação de jogos. Nessa aba, você consegue aprender a utilizar o editor, para que serve cada comando e como utilizá-los para criar os seus primeiros programas.

Como o Scratch engaja os estudantes

Por não precisar de conhecimento prévio em linguagens de programação, a plataforma é bastante utilizada no aprendizado de crianças e adolescentes.  

Diferente do que as pessoas pensam, aprender a programar não é exclusivo para quem quer trabalhar com isso e os jovens também podem desenvolver estas habilidades para conhecer mais do mundo da tecnologia.  

Uma certeza que educadores podem ter é que o Scratch é diversão pura em uma sala de aula. Ele está disponível gratuitamente em um ambiente virtual de fácil acesso. 

O programa incentiva os jovens a desenvolverem uma linha de pensamento e a raciocinar sistematicamente, além de incentivá-los a buscar conhecimento de forma ativa. 

Sua imaginação é desafiada e permite que eles explorem diversos elementos para conseguir expressar o que desejam. Além disso, ele exercita a capacidade cognitiva, algo que as crianças devem trabalhar muito na fase de crescimento. 

As atividades do Scratch também podem ser feitas em casa, em conjunto com os pais. 

A origem do Scratch

Ao longo dos anos, surgiram inúmeras linguagens de programação. Uma delas foi o Scratch.  

Diferente das outras, a plataforma não necessita de um conhecimento robusto para o seu uso, se tornando acessível às demais pessoas. 

O Scratch é de rápido aprendizado e surgiu com o intuito de que qualquer pessoa possa programar. Ele é muito utilizado por professores em escolas do Ensino Fundamental e Médio para introdução de lógica de programação e ensino de tecnologia. 

Universidades também fazem o uso da linguagem para ensinar ciências da computação e lógica de programação para universitários. 

No Scratch, existe uma comunidade pequena de pessoas que falam em português, em comparação à quantidade total. Mas a ferramenta está se espalhando por todo o território nacional. 

A Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa (RABC), movimento de educadores, pais, pesquisadores, estudantes, artistas e organizações, promoveu e apoiou o uso de práticas criativas de ensino no Brasil.  

Em 2019, o país foi o que mais realizou eventos em comemoração ao Scratch Day, data comemorativa do Scratch, estimulada pelo laboratório de pesquisa do MIT.

scratch-dayCréditos: Divulgação/MIT Media Lab

Os benefícios do Scratch para os estudantes

O uso do Scratch pelas crianças beneficia o pensamento lógico. O jogo ajuda-as a desenvolver a criatividade por meio da construção de ambientes e na seleção de sons, personagens e histórias. 

Além disso, a aprendizagem é rápida e intuitiva. A criança pode usar o editor no modo offline e compartilhar os seus projetos com outras pessoas. É ideal para começar a desenvolver novas habilidades de forma divertida. 

Aprender a programar com o Scratch contribui para o desenvolvimento das seguintes habilidades: 

 

Atividades com Scratch para fazer em sala de aula

Agora que você já conhece o Scratch, entenda como introduzir o programa na sala de aula. Será um momento alegre e acolhedor para sua turma! 

1. Labirinto no Scratch 

O Labirinto no Scratch é um jogo que mistura a facilidade de programar com o desafio. É um projeto ideal para quem está iniciando com a linguagem, mas é importante ter conhecimento matemático básico sobre o plano cartesiano. 

A alfabetização em matemática é fundamental para quem deseja introduzir o labirinto em sua educação. Ela vai muito além dos numerais e tem relação com o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico, por meio dos números, entre os estudantes.  

As crianças devem se sentir seguras quanto ao processo de alfabetização. E por isso, quanto mais cedo elas tiverem contato com números e conteúdos de matemática, mais confiantes tendem a estar quando o processo de alfabetização começar. 

Nesse caso, cabe ao professor organizar e sistematizar tais conhecimentos, ensinando os estudantes a simbolizarem, matematicamente, determinadas situações. Perceba uma evolução natural no próprio aprendizado e fique motivado com o avanço.

Além disso, a criança aprende também por observação e exploração do ambiente em que está inserida. De modo que o professor ou educador deve auxiliar o pequeno na construção e sistematização desse novo conhecimento.  

Os conceitos dos números, por exemplo, podem ser ensinados por meio de brincadeiras que exijam o agrupamento, a divisão, a classificação, a correspondência, entre os objetos.

A vantagem de programar um labirinto em Scratch é que ele pode ser desenvolvido em versão mais simples e aperfeiçoado usando a criatividade, conforme seus conhecimentos sobre a linguagem vão aumentando. No site oficial do Scratch, você encontra vários tutoriais de como fazer um labirinto.

Se você for usar o Scratch nas suas aulas de matemática, lembre-se de incluí-lo no seu plano de aula.

2. Nyan Scratch

scratch-nyan-cat

Diferente do Labirinto, este jogo não exige um conhecimento aprofundado de matemática. Mas ele pode ser complexo para iniciantes. 

O Nyan Scratch é uma adaptação do meme “Nyan Cat”, um vídeo de um gato que voa pelo espaço com uma cauda de arco-íris. No jogo, o gatinho do Scratch também faz a mesma coisa que o gato do meme, mas ele não deve cruzar com o dog galáctico.  

Para programar o Nyan Scratch, é preciso ter noções básicas sobre plano cartesiano, adição e criação de clones no Scratch, bem como bastante disposição e criatividade para montar um cenário com estrelas e elementos sortidos que desafiem o jogador a marcar pontos.  

O Nyan Scratch é um bom exemplo para usar como inspiração para programar o seu próprio jogo, com o estilo e as melhorias que você imaginar.

3. Rolly Nano

O Rolly Nano é uma opção de jogo dinâmico que pode ser programada no Scratch. A missão do jogador é coletar diamantes enquanto o gatinho do Scratch rola pelo túnel evitando as barras em movimento. 

Este é um jogo mais complexo de programar, apesar do conceito simples, pois é necessário ter conhecimentos sobre criação de blocos e clones. 

Mas ensinar a sua turma não será um problema, pois os entendimentos de linguagens não atrapalham no desenvolvimento do jogo.

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Consegue imaginar todas as possibilidades de uso do Scratch com a sua turma?

Vale baixar o programa no seu computador para testar as funcionalidades e planejar quais conteúdos de matemática podem ser trabalhados com o apoio dessa ferramenta.

Lembrando de que não adianta saber usar o programa se você não estiver a par de novas metodologias de ensino. Por isso, é importante buscar cursos livres e especializações para atualizar seus conhecimentos e ainda trocar experiências com outros colegas educadores.

Também existem cursos de pós-graduação em educação voltados ao ensino das ciências exatas. É possível realizá-los na modalidade EAD, com aulas 100% online e certificado reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!