Conheça a metodologia STEAM e dê uma perspectiva multidisciplinar para suas aulas

Postado em 11 de out de 2023
Loading...

Um dos maiores desafios do gestor escolar é tentar integrar todas as disciplinas e não mais manter o conceito de avaliação individual. Uma solução é a metodologia STEAM. 

Com ela, a escola precisa preparar um ambiente adaptado a esse novo conceito. Já os professores devem trazer desafios presentes na realidade dos estudantes ou até propostos por eles, para tornar o ensino mais leve e interessante.  

Fisgar a atenção de um jovem não é uma tarefa fácil e, por isso, transformar o conhecimento teórico da sala de aula em algo prático é uma forma de engajá-lo na aula. 

A seguir, você vai entender os diferenciais da metodologia STEAM. Confira: 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é metodologia STEAM 

A metodologia surgiu nos Estados Unidos na década de 1990, após ser constatado o desinteresse dos adolescentes pelas ciências exatas. 

O STEAM é a inicial das seguintes palavras no idioma inglês: 

  • Science (Ciências)
  • Technology (Tecnologia)
  • Engineering (Engenharia)
  • Art (Artes)
  • Math (Matemática)

Essa é uma metodologia baseada em projetos e desenvolve diversas habilidades humanas importantes. Nela, é possível integrar os conceitos das 5 áreas de conhecimento citadas acima por meio da transdisciplinaridade. 

Os estudantes podem decidir os temas, buscar respostas e ajudar uns aos outros. E cabe ao professor ter a função de mentor, trabalhando no sentido de compreender o nível de aprendizado de cada um.

🔵Leia também: Os 7 melhores cursos de pós-graduação em Educação Infantil

A diferença entre as metodologias STEAM e STEM 

Por mais que na grafia as palavras pareçam as mesmas, elas são bem diferentes na prática. STEM e STEAM são as melhores opções para um novo conceito de ensino. Mas qual é a diferença entre as duas metodologias? 

STEM é a sigla, no idioma inglês, para Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (Science, Technology, Engineering and Math). Criado nos Estados Unidos, o método ficou famoso no mundo inteiro por juntar disciplinas que nos ajudam a compreender o funcionamento do mundo. 

A inclusão da letra A na sigla é mais recente. Trata-se de uma metodologia semelhante, com apenas o elemento das artes acrescentado como um diferencial. 

Existem vários motivos para que a adição das artes nesse currículo seja considerada como um passo importante para uma educação coerente. Uma delas é ajudar a melhorar o índice de evasão e má-compreensão dos conteúdos de disciplinas exatas, consideradas como difíceis por muitos estudantes. 

As artes são adicionadas para permitir que as disciplinas tradicionais do STEM sejam mais bem compreendidas na prática. 

 

As 5 etapas do STEAM 

Implantar a metodologia STEAM nas instituições exige a capacitação dos educadores. Com isso, é possível adequar o currículo escolar e fornecer condições materiais para a aplicação.  

Nessa reforma educacional, as disciplinas são tratadas em conjunto e trazem projetos reais para desenvolvimento em sala de aula, com adaptação da carga horária e investimento em tecnologia. 

1. Investigar  

Investigar mostra o interesse e curiosidade da turma. Quando os estudantes fazem perguntas, eles demonstram foco na aprendizagem. Este foco precisa ser claro ou o problema se relaciona com as áreas de conteúdo que serão trabalhadas. 

2. Descobrir  

Após investigar, o estudante terá o poder de descobrir novas coisas. Realizar uma pesquisa ativa de soluções possíveis para resolução do problema, indicando pontos favoráveis e desfavoráveis. Nesta fase, o educador pode analisar as lacunas que os estudantes têm em uma habilidade ou processo. 

3. Conectar  

É momento de se conectar. Os estudantes começam a desenvolver criativamente sua própria solução para o problema. As habilidades, processos e conhecimentos que foram aprendidos no estágio anterior serão aprimorados ao conectá-los. 

4. Criar  

Temos um projeto? Nesta fase, é importante que o trabalho seja apresentado para a turma. Compartilhe feedbacks e perspectivas diferentes sobre a solução do problema. É importante para estimular a colaboração entre os estudantes e suas opiniões e divergências. 

5. Refletir 

Para finalizar, é preciso refletir sobre todo o processo e o feedback. Com base nessa reflexão, eles podem revisar seu trabalho conforme necessário e produzir uma solução ainda melhor. Muitas vezes, o feedback pode não ser um dos melhores, mas ao aprender a lidar com divergências, sua atitude e compreensão será positiva no futuro. 

Como aplicar a metodologia STEAM em sala de aula 

O questionamento é o principal meio de se aprender. Com a metodologia STEAM, os estudantes são incentivados a perguntar e a buscar as respostas. 

A matemática é uma das matérias mais complicadas do STEAM, de acordo com os estudantes. O medo de realizar contas que parecem complicadas é verdadeiro, pois é uma das que mais reprova atualmente nas escolas. 

A alfabetização em matemática é fundamental para diminuir o receio das crianças ao ter contato com a disciplina. Ela vai muito além dos numerais e tem relação com o desenvolvimento da linguagem e do raciocínio lógico, por meio dos números. 

A Educação Matemática deve começar logo na primeira infância, mais especificamente no segundo ano de vida da criança, segundo a Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC define a matemática como área do conhecimento e disciplina ao mesmo tempo. Ou seja, além de dominar conceitos, fórmulas e cálculos, o estudante deve adquirir habilidades e competências relacionadas ao pensamento matemático ao longo da trajetória escolar. 

Hoje já se sabe que é necessário deixar o lápis tabuada de lado e adotar outros métodos de ensino que promovam o aprendizado e ainda despertam a paixão pelos números. 

Nesse caso, cabe ao professor organizar e sistematizar tais conhecimentos, ensinando os estudantes a simbolizarem, matematicamente, determinadas situações.  

Se você quiser se aprofundar ainda mais no ensino da matemática, o indicado é fazer uma segunda licenciatura (no caso de pedagogas e pedagogos que dão aulas dessa matéria, mas não tem formação na área) ou uma pós-graduação.

Em ambos os casos, é possível fazer os cursos na modalidade EAD, com aulas 100% online e reconhecimento do MEC.

Leia também

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!