Os benefícios da meditação para crianças no ensino fundamental

Postado em 15 de dez de 2023
Loading...

A meditação para crianças traz muitas vantagens com relação ao rendimento escolar, promovendo maior capacidade cognitiva, concentração e redução do estresse.  

É recorrente falar sobre meditação para adultos, porém, no mundo atual, as crianças também sofrem dificuldades com os muitos estímulos a que são submetidas. Além do acesso excessivo a tecnologias digitais, como a internet, o uso de aplicativos e de brinquedos eletrônicos, a rotina de uma criança no mundo contemporâneo pode ser bastante exaustiva, com aulas extras, cursos, esportes. Atualmente elas têm pouco tempo para brincar livremente.  

Esse excesso pode ocasionar à criança uma desconexão de si mesma, podendo desenvolver fobias e sintomas físicos, como crises de pânico e de ansiedade. Isso impacta no desenvolvimento cognitivo, social e emocional dos estudantes, devido à desorganização de seu estado de atenção e do aumento do nível de estresse.  

É por causa desse contexto que profissionais da educação vêm repensando sua maneira de atuar, criando outras maneiras inovadoras de docência, ao apresentar uma educação mais voltada para o século 21. 

Exatamente por isso, muitas escolas estão acrescentando em seu programa escolar um momento exclusivo para meditação em sala de aula.  

Neste artigo, você vai saber como a meditação pode auxiliar nesse processo, quais são as práticas mais indicadas para as crianças e adolescentes, assim como vai entender melhor de que forma os estudantes podem se beneficiar destas técnicas milenares no ambiente escolar.  

Confira: 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é meditação?

A meditação é uma prática ancestral, seguida há anos por muitas culturas do mundo oriental e que envolve técnicas de concentração, relaxamento e foco no presente. 

Embora seu objetivo principal seja de obter mais autoconhecimento, assim como plenitude emocional e espiritual, há benefícios cientificamente comprovados para a saúde física, tais como a melhora da cognição, diminuição do estresse, o aumento da imunidade e a redução de sintomas relacionados à depressão, principalmente em crianças e adolescentes. 

A prática é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS), que considera que os cuidados com a saúde devem contemplar um “estado de completo bem-estar físico, mental e social”. 

Quais as melhores práticas de meditação para crianças?

  • Meditação guiada: um instrutor recita instruções para a sessão de meditação, em uma sessão ao vivo ou gravada;  
  • Meditação do sono: são frequentemente apresentadas com música, em um tom mais calmo e suave. São conduzidas para acalmar a mente da criança e buscar o relaxamento corporal;  
  • Meditação mindfulness: uma prática de meditação que exercita a atenção plena no momento presente, ao invés de focar no passado ou no futuro.

🔵Leia também: Descubra a melhor pós-graduação em educação para a sua carreira

Quais os benefícios da prática de meditação para crianças?

  1. Melhora o foco e a concentração, fazendo com que o aluno se torne mais consciente e consiga desenvolver uma maior capacidade de concentração na atividade que está desempenhando, algo que beneficia o processo de aprendizado;
  2. Promove o relaxamento e a tranquilidade, ao gerenciar o estresse e ansiedade, pois a meditação ajuda a reorientar a mente, acalmar pensamentos frenéticos e regular emoções estressantes;
  3. É uma ótima oportunidade para estimular o lúdico, ao procurar estimular a imaginação e a criatividade dos estudantes;
  4. Apresenta um melhor desenvolvimento cognitivo e aprimora a capacidade de memória;
  5. Desenvolve um melhor autoconhecimento e um autocontrole das próprias emoções. 

O parlamento inglês realizou um estudo sobre meditação em salas de aula em 2015, requisitando a três escolas de referência que desenvolvessem modelos de ensino. O relatório apontou que, além de melhorar o desempenho dos estudantes, a meditação pode ajudar na construção de competências socioemocionais, como perseverança, resiliência, confiança e colaboração.  

Meditar também melhora o gerenciamento de capacidades cognitivas e emocionais, porque revela que quem está aberto a entender o outro se torna mais colaborativo. 

Como realizar práticas meditativas em sala de aula?

Para começar a meditação, a escola deve iniciar com algo simples, breve e lúdico. Elementos sonoros, respiração e objetos para aliviar ansiedade, como bolas de massagem e materiais com texturas diferentes, podem ajudar. 

O ideal é realizar a prática antes das aulas começarem, assim a turma ficará mais disposta a aprender durante o dia e vai realizar as atividades com mais atenção.  

A preparação dos docentes quanto a esse tipo de atividade também é fundamental. É sempre importante destacar que a prática de meditação não se trata de algo religioso, assim como é fundamental explicar aos pais os benefícios desta experiência para os estudantes e como ela funciona. 

Existem diversas possibilidades de trabalhar a meditação nas atividades escolares, e a instituição de ensino deve buscar uma melhor orientação de como realizá-la de uma maneira que esteja em sintonia com o seu planejamento escolar.  

 

Escolas que já aderiram à prática de meditação em sala de aula

O contexto pós-pandêmico estimulou com que as escolas procurassem novas formas de relacionamento e aprendizado no ambiente escolar. Um exemplo bem-sucedido é o desenvolvido na escola Matias de Albuquerque, em Porto Alegre. 

Por meio do projeto “Vivendo valores na escola”, foi introduzida durante a pandemia no currículo escolar a atividade de meditação mindfulness, atividade que acabou por se tornar presencial e que virou um sucesso entre estudantes e pais.  

Na cidade de Esteio, zona metropolitana de Porto Alegre, o Colégio Camilo Alves também desenvolve desde 2016 a prática do mindfulness, além de exercícios respiratórios, em um projeto que foi primeiro pensado para os professores e que se estendeu aos estudantes.  

Em São Paulo, a rede de escolas bilíngue Maple Bear, que atende alunos da educação infantil até o fundamental, adotou a prática de meditação entre as aulas, também uma época pós-pandemia, o que resultou em um ambiente mais tranquilo de estudo.  

No Rio de Janeiro, o Colégio Dom Pedro II introduziu a Meditação Laica Educacional, método que faz parte do programa de formação da instituição, nas aulas de educação física, pensando em reduzir os níveis de estresse dos estudantes, mas com resultados evidentes em relação a concentração e níveis de aprendizado. 

É fundamental que as instituições de ensino procurem pesquisar sobre o assunto e busquem, com a ajuda de uma formação em novas práticas pedagógicas, um melhor direcionamento destas atividades. 

🔵Leia também: 5 práticas pedagógicas para estimular o aprendizado das suas turmas

Conclusão

Com este artigo, você aprendeu mais sobre como a meditação para crianças podem auxiliar no ambiente escolar, seus benefícios e as melhores práticas que podem ser trabalhadas com estudantes em sala de aula.  

Além de melhorar a capacidade de concentração e memória, a meditação é uma atividade inovadora que está sendo incluída por muitas escolas, a partir do desenvolvimento de uma nova forma de ensino mais sintonizada com as mudanças que estamos vivendo na sociedade e que dialogam diretamente com as novas tendências educacionais voltadas às novas gerações. 

Os benefícios desta prática beneficiam professores e estudantes, repercutindo em um ambiente mais calmo e melhores relações cognitivas e de aprendizado.  

Leia também

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!