Por que o lifelong learning é tão importante para estudantes (e professores)

Postado em 15 de nov de 2023
Loading...

A globalização traz consigo diversas consequências como mudanças tecnológicas cada vez mais aceleradas. Estar preparado às mudanças é fundamental para se adaptar à transformação digital do mundo. 

Esta preparação exige estudo e atenção às informações diárias. Com a pós-graduação, o aprendizado se torna cada vez mais fácil e completo.  

O processo de educação contínua traz diversas vantagens para carreira docente, sendo positivo investir em lifelong learning.

E o que significa lifelong learning? É a educação continuada. Isto é, o estímulo voluntário no desenvolvimento pessoal e profissional. E por que investir nesta aprendizagem?  

Além do campo da educação, o lifelong learning é adotado no ambiente corporativo para incentivar o fortalecimento de uma cultura organizacional que valorize o processo de aprendizagem entre os colaboradores.  

No mercado de trabalho, o profissional deve passar por um processo de formação contínuo, que o ajude a desenvolver um conjunto de habilidades pessoais e profissionais para lidar com os desafios do ambiente corporativo e do mercado de trabalho por ser um ambiente competitivo. 

Os salários para uma pessoa que investe em seu aprendizado tendem a ser um dos maiores devido à valorização da sua educação continuada. 

Agora que você já sabe o que é lifelong learning, vamos explicar a seguir como desenvolvê-lo. Aqui você vai encontrar informações sobre:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Os 4 pilares do lifelong learning

Para introduzir o lifelong learning em sua vida, é necessário conhecer seus quatro pilares. Entenda a seguir:

1. Aprender a conhecer

Aprender a conhecer significa o prazer pelo processo de aprendizagem. Para que um estudante retenha o conhecimento adquirido, é fundamental que ele sinta prazer pelo assunto. 

O lifelong learning visa a estimular o senso crítico e a capacidade dos sujeitos de refletirem e se posicionarem frente aos diferentes contextos. Requer sua curiosidade e autonomia para não reproduzir conhecimento, mas, sim, construir o seu próprio.

2. Aprender a fazer

O segundo pilar mostra que a prática faz com que o conhecimento se torne um hábito. Como as exigências das profissões mudam cada vez mais rápido, não basta estar preparado para desempenhar uma função, é preciso ser capaz de enfrentar as novas situações de emprego. 

Por isso, mais do que uma qualificação profissional, aprender a fazer implica, de forma mais abrangente, a habilidade de enfrentar desafios e trabalhar em equipe. 

Atividades estimulam o desenvolvimento de habilidades comportamentais, como comunicação interpessoal, proatividade, inteligência emocional e trabalho em equipe, entre outras. 

Na educação, é bom que o professor insira em suas atividades tarefas que desenvolvam as habilidades necessárias para a sua realização.

3. Aprender a conviver

Aprender a conviver mostra que a interação com outras pessoas aprimora o conhecimento. Isto significa que é preciso lidar com as adversidades, entender a percepção do outro e resolver conflitos para que a troca de aprendizado aconteça. 

Tal envolvimento permite não só a troca de experiências, como traz importantes benefícios para qualquer ambiente de trabalho.

4. Aprender a ser

O último pilar ensina que a educação deve proporcionar autonomia, discernimento e responsabilidade pessoal. 

Por isso, o processo de aprendizagem precisa desenvolver as potencialidades do indivíduo, como a inteligência, a sensibilidade, a memória, o raciocínio, o sentido ético e estético, o pensamento autônomo e crítico, a imaginação, a criatividade, a iniciativa, as capacidades físicas e também a aptidão para comunicar­-se.  

Em outras palavras, se trata de desenvolver autonomia para aprender coisas novas. O indivíduo deve formar autorresponsabilidade sobre o seu aprendizado. 

 

O lifelong learning, o futuro do trabalho e a educação do futuro

O lifelong learning é muito importante para estudantes, pois qualifica seu aprendizado tanto para uma formação no âmbito social, quanto para o seu desempenho intelectual e profissional.  

A cultura do estudo deve ser um investimento a longo prazo, pois só assim será possível desenvolver inteligências múltiplas, auxiliando sua criatividade, raciocínio lógico, habilidades socioemocionais e as funções motoras e executivas.  

Assim, todo assunto pelo qual a criança ou o adolescente se interessar pode ser aprendido em minicursos, oficinas, aulas profissionalizantes e demais formações para expandir seu conhecimento para um futuro promissor. 

Entretanto, o conceito do lifelong learning não se restringe à sala de aula. As habilidades aprendidas enquanto estudante se aprimoram na bagagem profissional, pois os preparam para os desafios que enfrentarão no trabalho, nas relações com outras pessoas e até mesmo com as próprias emoções. 

Como se tornar um lifelong learner e como promover o lifelong learning entre os seus estudantes

Para garantir a absorção de aprendizado, uma das dicas é aplicar a teoria à prática. Por isso, é importante trazer para o contexto prático da vida pessoal e profissional o aprendizado teórico obtido.  

Outra dica para começar a viver um estilo de vida com educação continuada é definir as habilidades que você gostaria de aprender, mesmo que seja a longo prazo e esquematizar uma rotina em que o estudo delas comece a fazer parte do dia a dia.  

Para definir qual é a prioridade, vale a pena considerar o que seu trabalho atual exige ou quais habilidades são esperadas de uma posição que você deseja concorrer em uma promoção – pode ser um cargo na gestão escolar ou no apoio pedagógico, por exemplo. 

Confira as dicas a seguir para agregar o lifelong learning na sua vida:

1. Conecte seus estudos com a realidade

Nem sempre a rotina bate com os estudos, então seja flexível. Aposte em conteúdos online que você pode acessar a qualquer hora.

Também tente inserir seu aprendizado no seu dia a dia. Saia da tela e dos livros e introduza seus conhecimentos nos seus hábitos. Há algo que você aprendeu em um curso que pode ser levado para a sala de aula?

2. Invista em um programa de pós-graduação

O mercado de trabalho valoriza muito a pós-graduação em um currículo.  

O desenvolvimento da carreira depende muito de quão interessado o profissional está em aprimorar o seu aprendizado. O lifelong learning é uma opção também para quem busca se especializar. 

3. Esteja atento ao mercado

As tendências estão sempre mudando, então não se perca. Estar ligado no momento é entender as estratégias do meio competitivo. 

Um exemplo disso são as soft skills que oferecem eficiência na aprendizagem de maneira leve gerando motivação para os estudantes. Ambientes harmoniosos transformam o estudo cada vez mais interessante.

4. Invista no online

A pós-graduação online não é mais um mistério difícil a ser solucionado. Hoje em dia, é possível se graduar sem grandes problemas. Por meio de plataformas, o ambiente digital é acessado pelos estudantes contendo conteúdos necessários para agregar conhecimento.  

Além disso, toda aprendizagem poderá ser feita no ritmo do aluno, sem atrapalhar sua rotina. Mas não se sinta desatualizado, pois é disponibilizado fóruns de discussão, chat em aulas e materiais auxiliares, além da comunicação entre educador e educando. 

Ok. Você já sabe como agregar o lifelong learning na sua vida, mas você sabe quais são as características de um lifelong learner? Entenda a seguir com as 5 informações: 

  1. Mentalidade de crescimento: Crescer. É isso que você almeja. Esta é a mentalidade fixa. Ter predisposição a se esforçar mais e trabalhar as suas habilidades são características fundamentais para quem está sempre buscando novos desafios.
  2. Curiosidade Intelectual: É necessário ter fome de conhecimento. Deste modo, crie um círculo virtuoso na busca do saber que deve ser infinito. Atualmente, o conhecimento está em todo o lugar e é preciso usufruir disso. Busque suas respostas, informações e conexões.
  3. Protagonismo: Não espere, corra atrás. Tenha em mente a importância que é se manter sempre à frente e buscar cada vez mais estudos para si. Leia um livro ou um artigo, assista um vídeo ou filme educativo, converse com profissionais da área, busque graduações e pós-graduações. Saia da zona de conforto e vá atrás.
  4. Humildade: O que muitas pessoas pensam é que quanto mais estudo você tem, mais você deve exigir e impor. Tire este pensamento da cabeça! Entenda que nem todas as pessoas têm as mesmas oportunidades que você. Reconheça suas limitações, lacunas e deficiências a fim de buscar seu autoconhecimento enquanto lifelong learner. Isto irá te ajudar diariamente.
  5. Mente aberta: A adaptação ao novo nem sempre é recebida de braços abertos. Seja o contrário, procure seus pontos positivos e lide com os negativos. Entenda que essas dificuldades podem te trazer benefícios no futuro se entendê-las. A globalização é um dos principais motivos para as novas mudanças e com ela, podemos aprender cada vez mais e estar sempre à frente. Pense diferente!

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Agora que você já sabe o que é lifelong learning, como inserir na sua rotina e quais são as características de um lifelong learner, busque se aprimorar e não ficar para trás.  

Invista em uma pós-graduação em educação em uma área em que você gostaria de se especializar ou que precisa se atualizar. 

É lá que você vai encontrar informações confiáveis e baseadas em evidências para aprimorar suas práticas de ensino, além de compartilhar experiências com outros educadores.

É possível fazer um curso de pós-graduação na modalidade EAD com aulas 100% online e reconhecido pelo MEC. Assim fica mais fácil conciliar o trabalho com os estudos.

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!