Nos dias atuais, mais importante do que consumir informações na internet é ter um olhar crítico e estratégico sobre essas informações.
Por isso, o conceito de letramento informacional se faz tão necessário.
Esse conceito faz referência a um conjunto de capacidades que nos levam a conseguir navegar estrategicamente pelo digital tanto quanto interpretar informações e construir conhecimentos úteis e que possam ser aplicados.
Neste artigo, vamos entender o que é o letramento informacional, sua relação com a alfabetização digital e o que esses conceitos têm a ver com a formação cidadã.
Você vai conferir:
O que é letramento informacional?
Diferença entre alfabetização digital e letramento informacional
A importância do letramento informacional para a formação cidadã
O que é letramento informacional?
Embora seja uma discussão nova em solo nacional, questões ao redor do letramento informacional começaram a ganhar força ainda nos anos 1970 nos EUA. Esse é um conceito que faz referência à capacidade humana de entender e também de utilizar a informação gerada na internet de forma crítica e estratégica.
Ao falarmos sobre o conceito, estamos falando sobre um conjunto de competências que são necessárias para navegar bem na era da informação e utilizar os recursos tecnológicos e digitais para aplicações relevantes.
Ou seja, ser uma pessoa letrada informacionalmente significa saber tanto ler e escrever usando as tecnologias do mundo atual quanto conseguir assimilar e solidificar o aprendizado.
Nesse sentido, o letramento informacional é, então, uma habilidade ativa. Ele requer não apenas consumir informações, mas também usar todo o potencial do digital da melhor forma para o lazer, o entretenimento e o aprendizado ativo.
Esse conceito existe hoje por conta do contexto moderno em que vivemos. A era atual é conhecida como Era da Informação devido à massiva produção de informações nos meios digitais e pelo fácil acesso a elas.
Porém, essa grande oferta de informações não pode ser apenas consumida. Ela precisa ser consumida, criticada, assimilada e, então, colocada em prática. Por isso, alguns teóricos estão trazendo à tona um novo termo, a Era da Curadoria, onde as habilidades do letramento informacional se tornam cada vez mais necessários.
Isso porque a ideia de curadoria traz a importância de não apenas consumir de forma indiscriminada, mas saber onde buscar a informação e selecionar o que é realmente válido.
Diferença entre alfabetização digital e letramento informacional
A principal diferença entre a alfabetização digital e o letramento informacional é que o segundo funciona como uma etapa seguinte ao primeiro. Ou seja, toda pessoa letrada informacionalmente também é alfabetizada digitalmente.
A alfabetização digital faz referência a pessoas que sabem ler e escrever informações digitais. Por exemplo, alguém que conhece o Google e que sabe pesquisar na ferramenta.
Porém, a alfabetização digital não vai além desse conhecimento primário.
Além dele está o letramento informacional, essa capacidade que uma pessoa tem de não apenas utilizar a tecnologia da informação, mas interagir com ela e transformar as informações encontradas em aplicações úteis e conscientes.
Usando o exemplo anterior, uma pessoa letrada informacionalmente faria a pesquisa no Google, pesquisaria sobre as fontes buscadas para ver qual delas é a de maior qualidade, consumiria o conteúdo, faria questionamentos e cruzaria essas informações com outras fontes e, só então, construiria um conhecimento em cima ou aplicaria o que foi adquirido.
É importante nesse momento, também, atentarmos para o fato de que o letramento informacional é uma habilidade a ser adquirida sempre, mesmo por aqueles nascidos na Era da Informação.
As crianças que já nasceram conectadas e sabem utilizar a internet e as novas tecnologias, os nativos digitais, também precisam adquirir a criticidade e a consciência do uso.
Caso contrário, se apenas utilizarem o digital de forma indiscriminada, mesmo sendo nativas digitais, elas serão apenas alfabetizadas digitalmente e não letradas informacionalmente.
A importância do letramento informacional para a formação cidadã
Como visto acima, estamos vivendo uma era de muita informação, onde em dois dias é produzido o mesmo volume de dados que foi produzido desde o início da civilização até o ano de 2003.
Por isso, o letramento informacional não é apenas uma habilidade que auxilia no mundo corporativo ou na jornada escolar, mas também faz parte da formação cidadã. Se faz preciso formar cidadãos que atuem de forma crítica e reflexiva diante de informações que o impactam.
Esse cidadão precisa agir de maneira autônoma e responsável, só assim poderá colaborar para a construção de uma sociedade boa para todos.
Muito da formação cidadã acontece durante os anos escolares. Então, se o letramento informacional também precisa acontecer nesse período, como os professores podem ajudar nesse processo?
Além disso, como os professores podem usar o letramento informacional para ter uma sala de aula mais enriquecida em conhecimento? Como pode auxiliar os alunos a avaliar e sintetizar as informações que encontram na internet?
Para o blog da Geekie, a consultora educacional Julci Rocha, fala sobre a iniciativa “Educação em quatro dimensões” de 2015. Na publicação, educadores propõem objetivos e mecanismos para o letramento informacional, que reproduziremos abaixo:
- Manter uma disposição dinâmica, aceitando a natureza progressiva da informação e permanecendo aberto a novas evidências;
- Considerar o papel das lentes socioculturais na interpretação da informação e a proliferação de novas ideias;
- Cultivar o conforto com evidências concorrentes reconhecendo o debate informado como um estágio crítico e detalhado para chegar à replicação, ao refinamento e, finalmente, ao consenso;
- Avaliar a credibilidade da fonte para encontrar pontos de acesso em comum no ciclo de disseminação da informação;
- Desenvolver uma orientação informada para garantir a clareza sobre como uma evidência específica está situada no panorama mais amplo do conhecimento relevante.
Como você pode notar, os objetivos não abordam apenas a informação, mas também os aspectos culturais e individuais.
Isso porque é preciso trabalhar o contexto da informação tanto quanto a informação em si.
Na mesma medida, é importante destacar que o letramento informacional não deve ser responsabilidade de uma única disciplina, mas preocupação de toda a experiência escolar.
Estudantes utilizam a internet para pesquisar sobre todos os assuntos que os deixam com dúvidas, então o ideal é que a criticidade à informação esteja presente em todas as disciplinas, mesmo que tenha diferentes abordagens a depender do conteúdo.
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