Da sala de aula à diretoria: o papel de um gestor escolar

Postado em 2 de nov de 2023
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Você sabe quais são as responsabilidades do gestor escolar em uma instituição de ensino?  

Quando se está à frente de uma instituição educacional, é preciso lidar com todas as estratégias que envolvem a qualidade do ensino, a gestão financeira e a coordenação de equipes pedagógicas. Para ela funcionar de maneira organizada, os profissionais envolvidos na gestão escolar precisam trabalhar em conjunto, dentro das suas responsabilidades.  

Diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos e orientadores educacionais devem atuar para complementar o trabalho do professor – e garantir o aprendizado de crianças, adolescentes e jovens. 

Quem está na profissão sabe que, além das funções mais tradicionais dentro do ambiente escolar, também é tarefa do gestor acompanhar o que acontece no mundo da educação.  

Dentro desse ecossistema, a figura do gestor escolar é central na instituição de ensino. Mas você sabe quais são suas atribuições?  

É o que você vai ver a seguir, confira: 

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O papel do gestor escolar

A gestão escolar corresponde aos processos que administram recursos materiais e imateriais em uma escola ou instituição de ensino. 

O gestor escolar deve gerir a escola a partir das diretrizes e políticas públicas educacionais, além de implementar o projeto pedagógico de maneira a garantir que os estudantes atinjam os objetivos desejados.  

Além de funções administrativas e gerenciais, o gestor da escola se torna o líder da comunidade escolar, assumindo posições não só de liderança, mas também de mediação e de coordenação para elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP). Suas responsabilidades incluem a gestão de contas até a gestão de relacionamentos, passando também por pensar possibilidades de inovação dentro do ambiente educacional. 

Sendo assim, o gestor é responsável por administrar a escola como um grande organismo e os seus sistemas, fazendo-se necessário alinhar o funcionamento de cada um dos elementos, considerando que eles se conectam.  

Assim, é imprescindível a integração de cada um dos setores, pois um corpo docente excelente não é capaz de maximizar as suas ações com uma coordenação ineficaz, por exemplo. Isso perpassa todos os demais pilares, como o financeiro, administrativo e socioemocional. 

De forma geral, o gestor escolar tem como principais objetivos: 

  • Liderar a equipe escolar;
  • Envolver a comunidade escolar e aproximar as famílias da escola;
  • Conduzir a construção do Projeto Político Pedagógico (PPP);
  • Garantir o cumprimento do calendário escolar;
  • Valorizar e coordenar os colaboradores e professores;
  • Garantir o bom desempenho dos processos de ensino aprendizagem, intervindo quando for necessário; 
  • Criar condições para capacitação continuada dos professores e profissionais da escola; 
  • Gerir de forma transparente e responsável os recursos humanos, materiais e financeiros da escola.

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A diferença entre gestor escolar e diretor

A figura do gestor escolar ganhou destaque a partir de algumas reformulações na área da educação, que foram propostas após a adoção da gestão escolar democrática no final dos anos 1980. 

Este modelo de organização garante a participação de gestores, professores, funcionários, pais, discentes e todos os envolvidos na comunidade escolar nas decisões, incentivando a criação de um ambiente horizontal e colaborativo. 

Dessa forma, a gestão democrática escolar transformou os papéis e as funções envolvidas com a administração escolar, fazendo com que o diretor, muitas vezes, passe a desempenhar um papel de gestor, com atuação voltada para a discussão, o debate e o relacionamento com a comunidade, com o objetivo de assegurar uma educação participativa e emancipadora. 

A atribuição principal de um diretor de escola é de liderar e organizar o trabalho de todos os seus funcionários, principalmente os professores. O diretor escolar tem o papel de traçar os objetivos e metas da instituição a respeito do aprendizado e do método de ensino que será aplicado na escola.  

Por isso, cabe a ele realizar reuniões com professores, orientadores e coordenadores para entender as necessidades de seus estudantes e encontrar a solução para os imprevistos que podem ocorrer. 

O diretor da escola ainda articula com a comunidade interna e externa para arrecadar recursos e integrar as pessoas na rotina escolar, além de promover a capacitação dos docentes e funcionários. 

É também o diretor quem tem a responsabilidade legal e pedagógica pela instituição e quem responde judicialmente por algum problema. Ou seja, não apenas pelo método de ensino, mas pela conduta de todos os professores. 

Confira outras funções do diretor escolar: 

  • Realizar reuniões periódicas com os pais, professores e coordenação da escola; 
  • Supervisionar o Projeto Político Pedagógico (PPP); 
  • Gerenciar a atuação da equipe docente; 
  • Organizar eventos escolares; 
  • Envolver a comunidade escolar no dia a dia da instituição;
  • Implementar as políticas públicas e diretrizes estabelecidas por órgãos governamentais;
  • Realizar a gestão financeira da instituição;
  • Analisar e acompanhar o desenvolvimento do corpo discente. 

Segundo a Matriz Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, disponibilizado pelo Ministério da Educação, cabe ao diretor as atribuições de coordenar a elaboração e execução da proposta pedagógica, garantir o cumprimento do plano de trabalho de cada docente, articular a escola com as famílias e a comunidade, conduzindo-a a estabelecer ações destinadas à promoção da cultura de paz, tornando-a um ambiente seguro e pedagogicamente rico.  

Para exercer sua função, o diretor deve respeitar e ajudar a elaborar as normas da gestão democrática da rede ou sistema de ensino no qual atua, garantindo a participação dos profissionais da escola na elaboração do projeto político-pedagógico, bem como a participação das comunidades escolar e local no conselho escolar.  

 

A formação de novos líderes escolares

E como planejar essa nova carreira? Não basta contar com a vontade dos educadores em sala de aula para assumir novas funções dentro de uma secretaria de educação. A própria rede precisa realizar uma preparação e se estruturar para que os educadores possam assumir postos de liderança.  

Para atrair esse tipo de gestor tão especializado, a instituição de ensino deve realizar uma divulgação transparente dos objetivos da função em questão e quais habilidades e competências são esperadas da pessoa que assumir o cargo. 

A formação adequada, combinando teoria e prática, para que professores e gestores possam se preparar para novas atribuições é outro ponto de atenção.  

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Onde encontrar vagas de gestor escolar

Para quem deseja alçar novos voos dentro do plano de carreira da educação, as possibilidades de atuação vão muito além da sala de aula. Quem vive o cotidiano de um ambiente escolar traz consigo uma valiosa experiência sobre o cotidiano de professores e alunos, que mais tarde poderá ser importante para implantar programas e desenhar novas políticas públicas. Essa experiência pode ser influente na hora da contratação de um gestor escolar, já que muitos deles são eleitos para o cargo.  

A outra maneira de contratação de gestores é por meio de seleção técnica ou de um concurso público específico para a função, mediante a publicação de um edital, ou da nomeação ou indicação pelo secretário de Educação. Encontram-se vagas para o cargo de gestor escolar também em sites especializados de vagas de emprego, no caso de escolas particulares.  

Confira os principais sites que divulgam vagas de gestor escolar:  

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Como se adaptar ao cargo de gestor escolar

Para compreender mais profundamente as demandas e encarar os desafios da gestão, a formação – inicial ou continuada – é um item essencial do processo de desenvolvimento dos gestores escolares

Essa é uma preocupação importante, na medida em que os diretores de escola, muitas vezes, se tornam os gestores da instituição, e com isso se preocupando mais com tarefas administrativas do que com questões pedagógicas. E nesse sentido, a criação de uma equipe qualificada ajuda qualitativamente a eficácia desta gestão.  

Por isso, a busca por cursos de especialização em gestão escolar, de todos os envolvidos nesta equipe, costuma auxiliar de maneira bastante produtiva o profissional para o exercício desta função.  

Cursos livres e de pós-graduação podem auxiliar o gestor em educação no seu constante aprimoramento, oferecendo cursos que qualificam os profissionais da educação a pensarem novas soluções para a administração escolar, assim como elaborar novos projetos pedagógicos inovadores.

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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