<iframe src="https://www.googletagmanager.com/ns.html?id=GTM-KTJBCW6" height="0" width="0" style="display:none;visibility:hidden">
Plano de fundo esquerdo do banner

Inovação

11 frases sobre educação inclusiva para inspirar o seu trabalho de professor

Confira frases sobre educação inclusiva para compartilhar com colegas e refletir sobre seu trabalho em sala de aula

Inovação

Tempo de leitura: 3 min
Newsletter

A inclusão é uma das metas da ONU para 2030. Para inspirar o seu trabalho em sala de aula, separamos frases de educadores que transformaram a educação nas últimas décadas.

Assegurar a educação inclusiva, equitativa e de qualidade é um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). Apesar dos desafios, professores do Brasil e do mundo têm se empenhado em promover a inclusão na comunidade escolar.

A tarefa não é fácil, por isso preparamos uma lista com 11 frases sobre educação inclusiva para você buscar inspiração quando achar necessário.

Depois de ler cada uma delas, compartilhe a que achou mais inspiradora com seus colegas educadores!

CTA: Faça uma pós graduação com quem está reinventando a educação! Matricule-se Já!

11 frases sobre educação inclusiva

"A compreensão e a aceitação do outro resulta de uma aprendizagem da verdade, na arte de conviver. Desde tenra idade, a solidariedade na solidariedade se aprendia. Não se educava para a cidadania. Se aprendia cidadania no exercício da cidadania, em contextos de liberdade responsável".

José Pacheco, fundador da Escola da Ponte e professor da Pós Educação Unisinos, em postagem no Instagram.

"Não faz sentido ter alunos do século XXI e professores do século XX trabalhando como se fazia no século XIX. Os resultados são um alto nível de evasão, milhões de analfabetos, professores humilhados, violência extrema, crise política e ética. Se o modo como as escolas trabalham não garante o direito à educação, elas não podem trabalhar dessa forma."

José Pacheco, fundador da Escola da Ponte e professor da Pós Educação Unisinos, em entrevista para o Centro Sebrae de Referência em Educação Empreendedora (CER).

"Inclusão é a nossa capacidade de entender e reconhecer o outro e, assim, ter o privilégio de conviver e compartilhar com pessoas diferentes de nós."

Maria Teresa Mantoan, pesquisadora e professora da Unicamp, em entrevista para o Nova Escola.

"Inclusão não é educar alunos com dificuldades em escolas que não mudaram (ou não estão dispostas a mudar) nada.”

David Rodrigues, fundador da Pró-Inclusão/Associação Nacional de Docentes de Educação Especial.

"A inclusão acontece quando se aprende com as diferenças e não com as igualdades."

Paulo Freire

"Quem pode participar da educação inclusiva? Todos. Alguma criança que não tenha qualquer tipo de deficiência é prejudicada com a educação inclusiva e a presença de alunos com deficiência? De maneira alguma. É a convivência que me faz pensar no outro e me colocar no lugar do outro, e o outro também se colocar no meu lugar"

Izabel Maior, médica e ativista da causa das pessoas com deficiência, em palestra no Café Filosófico CPFL.

"Inclusão é simplesmente fazer tudo pensando nas pessoas que existem. E não considerando pessoas que você gostaria que existissem."

Claudia Werneck, jornalista e fundadora da Escola da Gente, em entrevista para o Correio Braziliense.

"O objetivo da educação inclusiva não é tornar todas as crianças iguais, e sim respeitar e valorizar as diferenças."

Andrea Ramal, consultora, escritora e palestrante sobre educação.

"É preciso que a escola possa olhar para os alunos, todos eles, inclusive aqueles que têm diferenças funcionais, não como alguém que está no mundo em condições inesperadas ou incompletas, mas como um sujeito inteiro. Sem faltas. Não é sobre acolher esta presença, mas sobre construir juntos uma existência comum, em benefício de todos."

Mariana Rosa, jornalista, ativista da inclusão nas escolas e mãe da Alice, em entrevista para o site Respeitar é Preciso.

"Investir em inclusão escolar é o que vai educar nossa sociedade para quebrar essa roda da exclusão e incluir as pessoas com deficiência em todos os lugares".

Andréa Werner, fundadora do Instituto Lagarta Vira Pupa, em entrevista para o Ecoa do UOL.

"Inclusão parece uma palavra difícil, um movimento grande que cabe a grandes esferas e se ensina em livros complicados. Mas, na verdade, é uma mudança que mora em cada um de nós. Precisamos mudar o ponto de vista. Entender que lugares são deficientes, ideias são deficientes, a educação, o esporte... E não as pessoas."

Lau Patrón, escritora e ativista da inclusão, no Teleton 2019.

O que é educação inclusiva

Depois de ler as frases sobre educação inclusiva, sentiu-se mais motivado? Convidamos você para, neste momento, refletir sobre conceitos e o papel do educador na inclusão.

Primeiro, vamos entender o que é educação inclusiva. Ela é uma modalidade de ensino voltada para crianças e jovens com e sem deficiência, com o objetivo de garantir o direito à escolarização o mais próxima possível do ensino regular.

A educação inclusiva se baseia em 5 princípios:

  1. Toda pessoa tem o direito de acesso à educação;
  2. Toda pessoa aprende;
  3. O processo de aprendizagem de cada pessoa é singular;
  4. O convívio no ambiente escolar comum beneficia todos;
  5. A educação inclusiva diz respeito a todos.

Para saber mais sobre o assunto, confira este artigo sobre como promover a inclusão no ambiente escolar.

O papel do professor na promoção da educação inclusiva

O professor é central no processo de ensino inclusivo, por isso ele deve refletir sobre seu trabalho e quais habilidades ele precisa aprimorar para lidar com as mais diferentes situações em sala de aula. É preciso saber qual postura adotar para atender as necessidades educacionais dos mais diferentes perfis de discentes. Assim o educador ajudará o estudante a desenvolver seu potencial afetivo, social e intelectual.

Também é necessário ter uma postura proativa e promover entre as crianças e adolescentes uma perspectiva positiva sobre a inclusão. A visão incapacitante sobre as pessoas com deficiência deve ser abandonada para dar lugar a atividades que abordem o respeito às diferenças e às inteligências múltiplas.

O contato com as famílias deve ser constante para entender as particularidades de cada estudante e, assim, possibilitar um melhor aprendizado para todos.

Por fim, o professor deve buscar formação continuada para ter uma melhor compreensão sobre transtornos de neurodesenvolvimento, déficits de aprendizagem e deficiências. Participar de palestras, ler estudos de caso e fazer cursos de pós-graduação é o melhor caminho para se capacitar e, assim, construir uma sala de aula inclusiva.


Após a leitura das frases sobre educação inclusiva, não sabe por onde começar a promover a inclusão na sua escola? Confira algumas ideias de atividades inclusivas para fazer com sua turma.

Sobre o autor

Olívia Baldissera

Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo da Pós Educação Unisinos

Comentários

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião desta página.

Acompanhe a transformação na Educação.

Confira os últimos artigos sobre inovação, metodologias de ensino e aprendizagem e carreira docente que preparamos para você.

Plano de fundo esquerdo dos posts relacionados
Plano de fundo direito dos posts relacionados