O papel do diretor escolar na instituição de ensino

Postado em 14 de dez de 2023
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O diretor da escola é uma figura central na instituição educacional, cabendo a ele ser o gestor que concilia as demandas de administrador escolar, supervisor pedagógico e líder sóciocomunitário.

O diretor precisa ter conhecimento e sensibilidade para lidar com os diversos aspectos que interferem no bom funcionamento da escola que dirige: do domínio das questões financeiras e legais à comunicação com os pais, do relacionamento entre os funcionários à gestão da infraestrutura do local.

Em resumo, o diretor tem de entender todos os processos dentro e fora da escola, além de conhecer a visão da comunidade em que está inserido.

Você vai saber mais sobre as atribuições de um diretor escolar neste texto e como essa ideia de competências tem sido desenvolvida de uma maneira mais institucional.

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As competências que todo diretor escolar deve desenvolver

Existem várias competências que são necessárias para que o diretor de uma escola possa exercer as suas atividades de uma maneira mais eficiente.

As principais são:

  1. Cuidar das finanças da escola e prestar contas à comunidade;
  2. Conhecer a legislação e as normas da Secretaria de Educação do município e do estado para reivindicar ações;
  3. Identificar as necessidades da instituição e buscar soluções junto às comunidades interna e externa e à Secretaria de Educação municipal e estadual;
  4. Prezar pelo bom relacionamento entre os membros da equipe escolar, garantindo um ambiente agradável;
  5. Manter a escola limpa e organizada e garantir a integridade física do espaço, tanto na manutenção dos ambientes quanto dos objetos e equipamentos;
  6. Conduzir a elaboração do Projeto Político Pedagógico (PPP), mobilizando toda a comunidade escolar e garantindo que o processo seja democrático até o fim;
  7. Acompanhar o cotidiano da sala de aula e o avanço na aprendizagem dos alunos, assim como ser parceiro do coordenador pedagógico nessa etapa;
  8. Incentivar e apoiar a implantação de projetos e iniciativas inovadoras, provendo o material e o espaço necessários para seu desenvolvimento;
  9. Gerenciar e articular o trabalho de professores, coordenadores, orientadores e funcionários;
  10. Manter a comunicação com os pais e atendê-los quando necessário.

Para que todas essas funções sejam cumpridas de forma efetiva, o diretor escolar também deve ter uma capacidade de liderança e saber montar uma boa equipe ao seu redor, o que envolve profissionais como professores, coordenadores, orientadores e outros funcionários no planejamento e execução das tarefas.

Saber delegar é fundamental para dar conta desse tipo de trabalho, além de garantir uma gestão transparente e democrática. Mas essa articulação entre profissionais sempre deve ter como objetivo principal a aprendizagem dos discentes.

🔵Leia também: Da sala de aula à diretoria: o papel de um gestor escolar

A Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC Diretor Escolar)

A reconfiguração da figura do diretor escolar, visando ao desenvolvimento de competências e habilidades de liderança que sejam capazes de endereçar as necessidades do novo século, está em debate há algum tempo.

Embora já sejam conhecidas as orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para os estudantes e da Base Nacional Comum de Formação Docente, para os professores, não havia ainda uma diretriz em termos nacionais que orientasse para o desenvolvimento dos diretores escolares.

Em 2018, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) publicou o relatório Activating Policy Levers for Education 2030, no qual propõe uma agenda de políticas públicas educacionais considerando cinco áreas relacionadas com as características do trabalho do diretor:

  1. Metas e responsabilidades dos diretores;
  2. Seleção e recrutamento de diretores;
  3. Avaliação de diretores;
  4. Preparação e desenvolvimento profissional de diretores;
  5. Condições de trabalho e carreira docente dos diretores escolares.

No documento, destacam a importância do diretor para a coerência e funcionamento da escola e dos professores.

A Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também criou o relatório School Leadership for Learning: Insights from TALIS 2013 em 2016, que sintetiza os principais resultados encontrados sobre a relação entre características da liderança escolar e os resultados dos estudantes.

O documento destaca a importância de aperfeiçoar os processos de preparação, seleção, indução, formação e avaliação de diretores escolares, apontando recomendações a partir dos achados nos dados dos 38 países envolvidos, incluído o Brasil.

Esses estudos inspiraram o Conselho Nacional de Educação (CNE) a estabelecer competências e atribuições desses profissionais para que sejam capazes de dar conta dos novos desafios do futuro da Educação.

A Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar (BNC Diretor Escolar) orienta os gestores educacionais sobre 10 competências gerais, desdobradas em 17 competências específicas, aprovadas pelo CNE em 2021, e que ainda estão em processo de homologação pelo Ministério da Educação (MEC). O documento busca estabelecer parâmetros e referências para as políticas que norteiam o trabalho e a formação dos gestores escolares.

Entre os pontos centrais, está a ideia da comunicação clara e direta e do engajamento com a comunidade, além da importância de uma visão sistêmica e estratégica sobre a escola, em que o diretor assume uma total responsabilidade.

Cada um dos parâmetros traz consigo um conjunto de competências e atribuições que devem compor o desenvolvimento do diretor escolar.

 

As competências gerais dos gestores escolares

Semelhante aos textos das BNCC e da BNC de Formação Docente, a Matriz também estabelece 10 competências gerais. Entre os pontos contemplados temos: a parceria com as famílias e comunidade escolar, o gerenciamento de recursos para garantir a organização escolar, e o compromisso com a formação continuada dos professores e com o cumprimento da BNCC.

O texto define uma matriz de 10 competências gerais, que se desdobram em 17 competências específicas nas seguintes dimensões:

  • Político-institucional;
  • Pedagógica;
  • Administrativo-financeira;
  • Pessoal e relacional.

As 10 competências da BNC Diretor Escolar

De acordo com o documento, as competências estão divididas em:

1. Coordenar a organização escolar nas dimensões político-institucional, pedagógica, administrativo-financeira, pessoal e relacional

O diretor tem a função de exercer uma liderança transformacional e focada em objetivos bem definidos, desenvolvendo um ambiente colaborativo e de corresponsabilidade.

2. Prezar pela cultura organizacional

O diretor tem o papel central na construção de uma cultura organizacional positiva e alinhada aos valores da comunidade, em conjunto com a equipe, na instauração de um ambiente escolar organizado e produtivo, com foco na excelência do ensino e aprendizagem.

3. Colocar a BNCC em prática

O gestor precisa se comprometer com o cumprimento da BNCC e suas competências gerais e específicas, além dos demais documentos que regem a educação brasileira.

4. Valorizar a equipe escolar

Uma instituição de ensino de qualidade é formada por diversas pessoas e o diretor tem o papel de valorizar o desenvolvimento profissional de toda a equipe escolar, promovendo formação e apoio com foco nas competências gerais dos docentes.

5. Coordenar o Projeto Político Pedagógico (PPP)

Entre as competências do gestor escolar está coordenar o programa pedagógico da escola, aplicando conhecimentos e práticas que impulsionem experiências exitosas.

6. Gerenciar os recursos com eficiência

De acordo com o documento, também é responsabilidade do diretor gerenciar os recursos e garantir o funcionamento eficiente e eficaz da organização escolar, realizando o monitoramento pessoal e frequente das atividades.

7. Ter proatividade

Outra competência importante na gestão escolar é ter proatividade para buscar soluções de modo a aprimorar o funcionamento da escola com espírito inovador, criativo e orientado para a solução de problemas, e compreenda sua responsabilidade perante os resultados esperados.

8. Promover a parceria entre a escola, famílias e comunidade

A instituição de ensino está inserida em um contexto externo que deve ser levado em consideração, incentivando a parceria entre a escola, família e comunidade.

9. Promover o respeito e a empatia

Exercer a empatia, o diálogo, a cooperação e a resolução de conflitos fazem parte das competências gerais do gestor escolar, com a promoção do respeito ao outro, aos direitos humanos e a valorização da diversidade de indivíduos e grupos sociais, seus saberes, identidades, culturas e potencialidades, sem preconceitos de qualquer natureza.

10. Incentivar um ambiente baseado em valores

O papel do gestor envolve agir e incentivar de forma pessoal e coletiva a autonomia, responsabilidade, flexibilidade e resiliência, promovendo a abertura a diferentes opiniões e concepções pedagógicas.

As decisões devem ser tomadas com base em princípios éticos, democráticos, inclusivos, sustentáveis e solidários, para que o ambiente de aprendizagem possa refletir esses valores no ensino e aprendizagem.

Conclusão

Neste texto, você soube um pouco mais sobre quais qualificações são necessárias para o cargo de diretor escolar e quais competências estão previstas na Base Nacional Comum de Competências do Diretor Escolar, que orienta sobre a figura do gestor educacional.

Assim, a pós-graduação pode contribuir bastante na qualificação do diretor escolar, para que ele possa exercer uma gestão com uma melhor qualidade. Existem cursos de pós-graduação em educação voltados para a gestão escolar, em que são abordadas as melhores práticas, políticas públicas e competências necessárias para exercer a função.

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