O papel da coordenação pedagógica nas escolas

Postado em 7 de dez de 2023
Loading...

A coordenação pedagógica é um estágio importante da carreira docente. Além de maiores salário, o cargo dá para você mais protagonismo na construção do projeto pedagógico da escola.

Quer sair da sala de aula para assumir essa posição? Você vai entender a seguir quais são as responsabilidades da coordenação pedagógica e a formação necessária para exercer a função.

Quer sair da sala de aula para assumir essa posição? Você vai entender a seguir quais são as responsabilidades da coordenação pedagógica e a formação necessária para exercer a função.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que faz a coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica é responsável pela formação da equipe docente da escola. Ao lado dos professores, deve planejar e colaborar com a execução de situações didáticas significativas para os estudantes.

Quem ocupa o cargo deve fazer com que o trabalho dos professores esteja alinhado ao projeto político-pedagógico (PPP) da instituição de ensino. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) definem o projeto pedagógico como:

Plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas.

É a partir desse plano orientador que as escolas definem os currículos, ou seja, as práticas educacionais que serão realizadas com os estudantes para promover a aprendizagem.

Por isso a coordenação pedagógica também deve acompanhar os processos de avaliação e o desempenho de cada criança, garantindo assim que currículo planejado a partir do projeto pedagógico está cumprindo sua função.

Outro papel fundamental do cargo é mediar a relação entre professores, pais e demais membros da comunidade escolar. Isso significa promover reuniões com docentes e responsáveis, organizar eventos importantes do calendário escolar e ajudar o diretor na gestão da escola.

Diferença entre coordenação pedagógica e gestão escolar

A coordenação pedagógica não é responsável pela gestão escolar, apesar de oferecer apoio à direção.

Ambos os cargos realizam atividades administrativas, mas a coordenação prioriza a execução do currículo e o respeito ao plano pedagógico da escola. A direção faz a gestão dos recursos financeiros, materiais e humanos da escola.

Quando falamos de recursos humanos, estamos nos referindo à contratação e demissão de colaboradores, além do treinamento da equipe de nível técnico.

🔵Leia também: Cursos para trabalhar com Docência no Ensino Superior

A função da coordenação pedagógica, segundo a LDB

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) não detalha as atribuições, mas menciona o papel da coordenação pedagógica no parágrafo 2º do artigo 67 ao listar as funções de magistério:

  • Exercício da docência;
  • Direção de unidade escolar;
  • Coordenação pedagógica;
  • Assessoramento pedagógico.

Essas funções devem ser realizadas com autonomia no trabalho pedagógico, de acordo com a LDB. A gestão escolar deve ser participativa e democrática, envolvendo professores, estudantes e familiares.

Cabe à coordenação pedagógica fomentar e mediar as relações entre instituição de ensino e comunidade.

 

O que a BNCC fala sobre a coordenação pedagógica

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) tampouco detalha o que a coordenação pedagógica deve fazer no dia a dia. Mas seu caráter normativo dá pistas sobre como o documento deve ser utilizado por quem ocupa o cargo.

A BNCC é referência obrigatória na elaboração de PPPs e dos currículos escolares na Educação Básica, tanto na rede pública quanto particular.

Isso significa que a coordenação pedagógica deve garantir que o projeto pedagógico e o currículo da escola estão alinhados aos conteúdos exigidos pela Base, oferecendo assim as aprendizagens essenciais aos estudantes de acordo com a fase escolar.

Por isso, se você pensa em ocupar essa posição na sua escola, é necessário estudar a BNCC e ter sempre o documento em mãos para consultar.

Também é preciso manter contato frequente com as secretarias municipal e estadual de educação da sua região. Elas vão oferecer orientações, materiais e suporte necessários para ensinar a equipe docente a planejar as aulas a partir da Base.

As habilidades da coordenação pedagógica

Fala-se muito sobre a necessidade de desenvolver as habilidades socioemocionais de estudantes, certo?

Isso também vale para professores, em especial os que desejam trabalhar na coordenação pedagógica. Para exercer esse cargo, é importante ter essas habilidades:

  • Administração de conflitos;
  • Alfabetização informacional e digital;
  • Autoconhecimento;
  • Criatividade;
  • Colaboratividade;
  • Comunicação;
  • Empatia;
  • Escuta ativa;
  • Flexibilidade;
  • Gestão de tempo;
  • Liderança;
  • Lifelong learning;
  • Pensamento analítico e crítico.

As habilidades socioemocionais não são inatas. Isso quer dizer que elas podem ser aprimoradas no dia a dia de trabalho de docentes, como na proposta de projetos, na organização de eventos ou na interação com a turma.

Quanto ganha quem ocupa a coordenação pedagógica

Docentes que exercem a coordenação pedagógica de uma escola ganham um piso salarial médio de R$ 3,5 mil, de acordo com o portal Salário.com.br. O teto chega a R$ 8,1 mil.

🔵Leia também: Os 7 melhores cursos de pós-graduação em Educação Infantil

O que é preciso para assumir a coordenação pedagógica

Os pré-requisitos para atuar na coordenação pedagógica são:

  • Ter cursado um bacharelado em Pedagogia ou uma licenciatura;
  • Ter experiência em sala de aula – o período mínimo varia por município e por estado. Recomendamos consultar as secretarias municipal e estadual de educação da sua região;
  • Realizar cursos rápidos e especializações em educação com certa frequência para se atualizar.

Ou seja, quem deseja ocupar a coordenação pedagógica de uma escola deve investir em formação continuada. Além de se manter atualizado e trocar experiências com outros educadores, ter uma ou mais pós-graduação no currículo é um pré-requisito para progredir na carreira e receber um aumento salarial na rede pública de ensino.

Leia também

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 

Posts relacionados