O papel da coordenação pedagógica nas escolas

Postado em 7 de dez de 2023

A coordenação pedagógica é um estágio importante da carreira docente. Além de maiores salário, o cargo dá para você mais protagonismo na construção do projeto pedagógico da escola.

Quer sair da sala de aula para assumir essa posição? Você vai entender a seguir quais são as responsabilidades da coordenação pedagógica e a formação necessária para exercer a função.

O que faz a coordenação pedagógica

A coordenação pedagógica é responsável pela formação da equipe docente da escola. Ao lado dos professores, deve planejar e colaborar com a execução de situações didáticas significativas para os estudantes.

Quem ocupa o cargo deve fazer com que o trabalho dos professores esteja alinhado ao projeto político-pedagógico (PPP) da instituição de ensino. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) definem o projeto pedagógico como:

Plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas.

É a partir desse plano orientador que as escolas definem os currículos, ou seja, as práticas educacionais que serão realizadas com os estudantes para promover a aprendizagem.

Por isso a coordenação pedagógica também deve acompanhar os processos de avaliação e o desempenho de cada criança, garantindo assim que currículo planejado a partir do projeto pedagógico está cumprindo sua função.

Outro papel fundamental do cargo é mediar a relação entre professores, pais e demais membros da comunidade escolar. Isso significa promover reuniões com docentes e responsáveis, organizar eventos importantes do calendário escolar e ajudar o diretor na gestão da escola.

Diferença entre coordenação pedagógica e gestão escolar

A coordenação pedagógica não é responsável pela gestão escolar, apesar de oferecer apoio à direção.

Ambos os cargos realizam atividades administrativas, mas a coordenação prioriza a execução do currículo e o respeito ao plano pedagógico da escola. A direção faz a gestão dos recursos financeiros, materiais e humanos da escola.

Quando falamos de recursos humanos, estamos nos referindo à contratação e demissão de colaboradores, além do treinamento da equipe de nível técnico.

🔵Leia também: Cursos para trabalhar com Docência no Ensino Superior

A função da coordenação pedagógica, segundo a LDB

A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) não detalha as atribuições, mas menciona o papel da coordenação pedagógica no parágrafo 2º do artigo 67 ao listar as funções de magistério:

• Exercício da docência;
  • Direção de unidade escolar;
  • Coordenação pedagógica;
  • Assessoramento pedagógico.

Essas funções devem ser realizadas com autonomia no trabalho pedagógico, de acordo com a LDB. A gestão escolar deve ser participativa e democrática, envolvendo professores, estudantes e familiares.

Cabe à coordenação pedagógica fomentar e mediar as relações entre instituição de ensino e comunidade.

O que a BNCC fala sobre a coordenação pedagógica

A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) tampouco detalha o que a coordenação pedagógica deve fazer no dia a dia. Mas seu caráter normativo dá pistas sobre como o documento deve ser utilizado por quem ocupa o cargo.

A BNCC é referência obrigatória na elaboração de PPPs e dos currículos escolares na Educação Básica, tanto na rede pública quanto particular.

Isso significa que a coordenação pedagógica deve garantir que o projeto pedagógico e o currículo da escola estão alinhados aos conteúdos exigidos pela Base, oferecendo assim as aprendizagens essenciais aos estudantes de acordo com a fase escolar.

Por isso, se você pensa em ocupar essa posição na sua escola, é necessário estudar a BNCC e ter sempre o documento em mãos para consultar.

Também é preciso manter contato frequente com as secretarias municipal e estadual de educação da sua região. Elas vão oferecer orientações, materiais e suporte necessários para ensinar a equipe docente a planejar as aulas a partir da Base.

As habilidades da coordenação pedagógica

Fala-se muito sobre a necessidade de desenvolver as habilidades socioemocionais de estudantes, certo?

Isso também vale para professores, em especial os que desejam trabalhar na coordenação pedagógica. Para exercer esse cargo, é importante ter essas habilidades:

• Administração de conflitos;
  • Alfabetização informacional e digital;
  • Autoconhecimento;
  • Criatividade;
  • Colaboratividade;
  • Comunicação;
  • Empatia;
  • Escuta ativa;
  • Flexibilidade;
  • Gestão de tempo;
  • Liderança;
  • Lifelong learning;
  • Pensamento analítico e crítico.

As habilidades socioemocionais não são inatas. Isso quer dizer que elas podem ser aprimoradas no dia a dia de trabalho de docentes, como na proposta de projetos, na organização de eventos ou na interação com a turma.

Quanto ganha quem ocupa a coordenação pedagógica

Docentes que exercem a coordenação pedagógica de uma escola ganham um piso salarial médio de R$ 3,5 mil, de acordo com o portal Salário.com.br. O teto chega a R$ 8,1 mil.

🔵Leia também: Os 7 melhores cursos de pós-graduação em Educação Infantil

O que é preciso para assumir a coordenação pedagógica

Os pré-requisitos para atuar na coordenação pedagógica são:

• Ter cursado um bacharelado em Pedagogia ou uma licenciatura;
  • Ter experiência em sala de aula – o período mínimo varia por município e por estado. Recomendamos consultar as secretarias municipal e estadual de educação da sua região;
  • Realizar cursos rápidos e especializações em educação com certa frequência para se atualizar.

Ou seja, quem deseja ocupar a coordenação pedagógica de uma escola deve investir em formação continuada. Além de se manter atualizado e trocar experiências com outros educadores, ter uma ou mais pós-graduação no currículo é um pré-requisito para progredir na carreira e receber um aumento salarial na rede pública de ensino.