A coordenação pedagógica é um estágio importante da carreira docente. Além de maiores salário, o cargo dá para você mais protagonismo na construção do projeto pedagógico da escola.
Quer sair da sala de aula para assumir essa posição? Você vai entender a seguir quais são as responsabilidades da coordenação pedagógica e a formação necessária para exercer a função.
Quer sair da sala de aula para assumir essa posição? Você vai entender a seguir quais são as responsabilidades da coordenação pedagógica e a formação necessária para exercer a função.
Confira:
- O que faz a coordenação pedagógica
1.1 Diferença entre coordenação pedagógica e gestão escolar- A função da coordenação pedagógica, segundo a LDB
- O que a BNCC fala sobre a coordenação pedagógica
- As habilidades da coordenação pedagógica
4.1 Quanto ganha quem ocupa a coordenação pedagógica- O que é preciso para assumir a coordenação pedagógica
O que faz a coordenação pedagógica
A coordenação pedagógica é responsável pela formação da equipe docente da escola. Ao lado dos professores, deve planejar e colaborar com a execução de situações didáticas significativas para os estudantes.
Quem ocupa o cargo deve fazer com que o trabalho dos professores esteja alinhado ao projeto político-pedagógico (PPP) da instituição de ensino. As Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) definem o projeto pedagógico como:
“Plano orientador das ações da instituição e define as metas que se pretende para o desenvolvimento dos meninos e meninas que nela são educados e cuidados, as aprendizagens que se quer promovidas.”.
É a partir desse plano orientador que as escolas definem os currículos, ou seja, as práticas educacionais que serão realizadas com os estudantes para promover a aprendizagem.
Por isso a coordenação pedagógica também deve acompanhar os processos de avaliação e o desempenho de cada criança, garantindo assim que currículo planejado a partir do projeto pedagógico está cumprindo sua função.
Outro papel fundamental do cargo é mediar a relação entre professores, pais e demais membros da comunidade escolar. Isso significa promover reuniões com docentes e responsáveis, organizar eventos importantes do calendário escolar e ajudar o diretor na gestão da escola.
Diferença entre coordenação pedagógica e gestão escolar
A coordenação pedagógica não é responsável pela gestão escolar, apesar de oferecer apoio à direção.
Ambos os cargos realizam atividades administrativas, mas a coordenação prioriza a execução do currículo e o respeito ao plano pedagógico da escola. A direção faz a gestão dos recursos financeiros, materiais e humanos da escola.
Quando falamos de recursos humanos, estamos nos referindo à contratação e demissão de colaboradores, além do treinamento da equipe de nível técnico.
A função da coordenação pedagógica, segundo a LDB
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) não detalha as atribuições, mas menciona o papel da coordenação pedagógica no parágrafo 2º do artigo 67 ao listar as funções de magistério:
- Exercício da docência;
- Direção de unidade escolar;
- Coordenação pedagógica;
- Assessoramento pedagógico.
Essas funções devem ser realizadas com autonomia no trabalho pedagógico, de acordo com a LDB. A gestão escolar deve ser participativa e democrática, envolvendo professores, estudantes e familiares.
Cabe à coordenação pedagógica fomentar e mediar as relações entre instituição de ensino e comunidade.
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O que a BNCC fala sobre a coordenação pedagógica
A Base Nacional Curricular Comum (BNCC) tampouco detalha o que a coordenação pedagógica deve fazer no dia a dia. Mas seu caráter normativo dá pistas sobre como o documento deve ser utilizado por quem ocupa o cargo.
A BNCC é referência obrigatória na elaboração de PPPs e dos currículos escolares na Educação Básica, tanto na rede pública quanto particular.
Isso significa que a coordenação pedagógica deve garantir que o projeto pedagógico e o currículo da escola estão alinhados aos conteúdos exigidos pela Base, oferecendo assim as aprendizagens essenciais aos estudantes de acordo com a fase escolar.
Por isso, se você pensa em ocupar essa posição na sua escola, é necessário estudar a BNCC e ter sempre o documento em mãos para consultar.
Também é preciso manter contato frequente com as secretarias municipal e estadual de educação da sua região. Elas vão oferecer orientações, materiais e suporte necessários para ensinar a equipe docente a planejar as aulas a partir da Base.
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As habilidades da coordenação pedagógica
Fala-se muito sobre a necessidade de desenvolver as habilidades socioemocionais de estudantes, certo?
Isso também vale para professores, em especial os que desejam trabalhar na coordenação pedagógica. Para exercer esse cargo, é importante ter essas habilidades:
- Administração de conflitos;
- Alfabetização informacional e digital;
- Autoconhecimento;
- Criatividade;
- Colaboratividade;
- Comunicação;
- Empatia;
- Escuta ativa;
- Flexibilidade;
- Gestão de tempo;
- Liderança;
- Lifelong learning;
- Pensamento analítico e crítico.
As habilidades socioemocionais não são inatas. Isso quer dizer que elas podem ser aprimoradas no dia a dia de trabalho de docentes, como na proposta de projetos, na organização de eventos ou na interação com a turma.
Quanto ganha quem ocupa a coordenação pedagógica
Docentes que exercem a coordenação pedagógica de uma escola ganham um piso salarial médio de R$ 3 mil, de acordo com o portal Salário.com.br. O teto chega a R$ 7,2 mil.
O que é preciso para assumir a coordenação pedagógica
Os pré-requisitos para atuar na coordenação pedagógica são:
- Ter cursado um bacharelado em Pedagogia ou uma licenciatura;
- Ter experiência em sala de aula – o período mínimo varia por município e por estado. Recomendamos consultar as secretarias municipal e estadual de educação da sua região;
- Realizar cursos rápidos e especializações em educação com certa frequência para se atualizar.
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