Como dar aulas particulares em 5 passos simples

Postado em 30 de out de 2023
Loading...

Quem nunca teve dificuldade com algum conteúdo escolar, não é mesmo? E quando isso acontece, nada melhor do que procurar um professor particular. Mas, e quando se está do outro lado do balcão, o que fazer?

Dito de outro modo, quando se é o professor que oferece aulas, como conseguir mais estudantes? Ou, ainda, como começar a oferecer aulas particulares? 

A verdade é que existem diversos profissionais qualificados ensinando outras pessoas a um preço justo. 

Só que poucos são os que conseguem se destacar nessa área que se mostra promissora, já que o advento das tecnologias permite que se encontre alunos de todos os cantos do país e até mesmo do mundo! 

Veja como dar aulas particulares seguindo 5 passos simples e faça do seu conhecimento uma fonte de renda extra. 

Você vai encontrar por aqui: 

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que você precisa para dar aulas particulares

O primeiro passo quando se decide dar aulas particulares é definir sobre o que serão as aulas. Qual ou quais disciplinas serão ensinadas? Posteriormente, deve-se pensar sobre o perfil dos estudantes que serão atendidos 

Eles estão em qual nível de ensino: Fundamental, Médio, Superior ou todos esses? Lembre-se de que a didática muda de acordo com a faixa etária e a compreensão do estudante. 

Além disso, é necessário definir também o local em que as aulas serão ministradas. Será na sua própria casa? Ou haverá deslocamento para a residência do discente?  

Outro ponto de atenção são os horários, afinal, é preciso ter uma agenda organizada e pontualidade com os compromissos assumidos. E nada de esquecer da divulgação do serviço prestado, hein! Até porque, como diz o ditado, “a propaganda é a alma do negócio”. 

O tempo em que se deve ir para uma gráfica e imprimir folders e cartões de visita já passou. É verdade que o material impresso ainda tem sua importância, principalmente nas pequenas cidades. Só que os papéis não podem ser o único canal de divulgação. 

Ainda mais hoje em dia, em que há diversas plataformas que promovem videochamadas gratuitamente. Ou seja, é possível utilizar as redes sociais ou plataformas especializadas para captar estudantes que moram longe. 

Lembre-se de que é possível utilizar as redes sociais de modo profissional. É preciso apenas criar um perfil que seja diferente do utilizado no seu dia a dia, em que se compartilha intimidades e opiniões.  

Nesse caso, o perfil da rede social deve ser estritamente profissional, mesmo que exista um tom de informalidade nos conteúdos postados. Por isso, em resumo, pode-se dizer que são necessários para oferecer aulas particulares:

  • Conhecimento aprofundado sobre determinado conteúdo;
  • Definição das disciplinas e do nível de ensino que serão abordados;
  • Organização de um espaço;
  • Pontualidade;
  • Elaboração de um currículo;
  • Divulgação do serviço;
  • Ampliação da rede de contatos.
 

Passo a passo para dar aulas particulares

Tudo bem, você já sabe o que é preciso para dar aulas particulares. Mas, como fazer? Como começar, exatamente? E o preço da hora-aula, como pode ser definido?  

Não existe uma única resposta correta nem um único caminho possível, mas é certo que algumas ações são necessárias para quem pretende seguir no ramo. Confira:

1. Foque em um conteúdo que você domine

O professor não precisa saber tudo, literalmente, sobre o conteúdo. Mas é fundamental que ele domine e se sinta seguro quanto ao que será ensinado ao estudante. 

Até porque, já pensou, não conseguir resolver boa parte dos exercícios da aula particular? Ou ensinar erradamente um conceito? Não dá, né!  

Por isso, o melhor é focar em alguma disciplina que você já saiba.

2. Escolha o método de ensino

Existem diferentes didáticas que podem ser utilizadas pelo docente em sala de aula. Cada uma satisfaz uma demanda diferente do professor ou do discente. O melhor modo de saber qual é a metodologia ideal é por meio de estudo e dedicação. 

A área de Educação é muito ampla. Então, uma pós-graduação pode ensinar conteúdos atuais, como as metodologias ativas que estão em alta, o que pode abrir portas no mercado de trabalho e te auxiliar na construção de uma carreira de professor particular.

Só que é preciso também saber escolher uma pós-graduação em Educação que seja adequada ao seu perfil e à sua necessidade. Até porque existem diversos cursos da área nesse nível de ensino. Por isso, antes de escolher, pesquise!

3. Defina o espaço onde vão acontecer as aulas particulares

Como dito anteriormente, as aulas precisam acontecer em um espaço físico, mesmo que ela seja online. Isso porque o professor precisa estar em algum lugar para gravar.

E, se for para fazer videochamada, precisa ser um local com boa internet, poucos ruídos externos, qualidade de áudio e uma boa iluminação. Se for uma aula presencial, é preciso definir se as aulas acontecerão na casa do estudante ou do professor. 

Se for na residência do discente, então é preciso contabilizar o tempo e o preço de deslocamento, além de que cabe ao estudante a organização de um local adequado para as aulas.  

Caso julgue necessário, explique e alinhe essas necessidades anteriormente com o estudante. Assim, surpresas negativas serão evitadas.

4. Saiba qual é o seu público-alvo

Como vimos, há procura por aulas particulares em todos os níveis de ensino. Do Fundamental à pós-graduação, há estudantes interessados em sanar dúvidas, superar dificuldades ou simplesmente aprofundar o próprio conhecimento. 

Por isso, saber qual é o público-alvo adequado vai te auxiliar não apenas na construção do repertório adequado, mas também na publicidade do seu trabalho.  

Isso porque uma postagem que pretende chamar atenção das crianças ou mesmo dos pais deve ser diferente da que tem o mesmo objetivo em relação a um adolescente ou estudante do Ensino Superior. 

Caso você ofereça aulas a mais de um nível de ensino, faça uma publicidade segmentada, específica para os diferentes públicos que você atende.

5. Divulgue o seu serviço de aulas particulares

Feita a escolha da disciplina, a preparação do conteúdo e a escolha do público-alvo, é chegado o momento de divulgar o serviço. Essa etapa é uma das mais importantes, pois vai ser decisiva no sucesso ou não da captação de novos estudantes. 

Há, basicamente, dois modos de fazer essa divulgação:

  1. Analógica, tradicional, com materiais impressos, como banners, folders e cartões de visita;
  2. Digital, por meio das redes sociais e canais digitais de comunicação, como sites e plataformas de ensino.

Uma não impede a outra. Por isso, opte pelas duas! Mas lembre-se: no universo digital há mais estudantes procurando por uma aula particular. Então, capriche na divulgação via rede social e plataformas especializadas.

🔵Leia também: Quer ser professor EAD? Veja as pós-graduações que ajudam na formação

Como calcular o valor da sua hora-aula

Antes de definir o valor da sua hora-aula, é necessário responder a duas perguntas: quanto a concorrência cobra? Quanto quero ganhar trabalhando? Apesar de genéricas, as respostas dessas perguntas serão decisivas no momento de definição do valor da hora-aula.  

Isso porque os estudantes podem optar por outros profissionais, se o preço estiver fora da realidade do mercado. Ao mesmo tempo, decidir qual será o valor cobrado somente a partir da média dos demais profissionais pode ser um tiro no pé. 

Trabalhar por um valor abaixo das suas expectativas vai gerar frustração e desmotivação. Então, o segredo é estipular um valor justo: que o estudante possa pagar e que o professor fique satisfeito de fato. 

Agora, como chegar a esse “valor justo”? Bem, há algumas medidas que podem ser tomadas, veja:

1. Calcule o seu gasto

Ponha na ponta do lápis o montante que será gasto com energia elétrica, deslocamento (se houver), materiais, entre outros. A primeira necessidade é cobrir os gastos. 

2. Faça uma pesquisa de mercado

Quanto os outros professores cobram para ensinar determinada disciplina em determinado nível de ensino? Lembre-se de cobrar um valor condizente com a média do mercado, caso contrário, os estudantes irão fazer aulas com a concorrência. 

3. Decida quanto quer ganhar por mês com esse tipo de serviço

O montante que será ganho ao longo do mês depende da relação valor hora-aula/número de aulas dadas ao longo do mês. Ainda assim, definir uma meta do quanto deve-se ganhar com as aulas particulares é importante para saber qual será o valor cobrado. 

Quantas horas por semana você irá se dedicar a esse trabalho? Ele será o seu único emprego ou será uma complementação de renda? Saber essas respostas te ajudarão a saber se vale a pena ou não dar um certo desconto ao estudante que pedir.

Como escolher uma faculdade EAD

Progredindo na carreira de professor particular

A carreira de professor particular requer empenho e preparação por parte do profissional, além de que ser o próprio chefe exige autodisciplina. 

Por isso, para progredir na carreira de professor da educação básica, deve-se investir de modo contínuo na própria formação. Ainda mais se a opção for construir uma carreira autônoma.

Isso é possível por meio de cursos livres e especializações na área de educação, que abordam novas metodologias, desenvolvimento infantil e políticas educacionais. As especializações também proporcionam a oportunidade de trocar experiências com outros profissionais.

O importante é continuar estudando para ter uma carreira docente de sucesso!

Leia também
Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!