Como progredir na carreira docente na educação básica

Postado em 28 de nov de 2023
Loading...

Todo profissional quer crescer na carreira. O professor não é a exceção.

A forma como irá progredir depende da escola em que atua, se é da rede pública ou privada de ensino. Geralmente, as escolas particulares têm um plano de carreira próprio. Mas no sistema público existem regras estipuladas pelo Ministério da Educação (MEC) para a progressão de carreira docente, que devem ser seguidas por instituições de ensino municipais e estaduais.

A seguir, você entenderá como funciona a carreira docente na Educação Básica no sistema público de ensino brasileiro. Depois, verá como é a progressão para o professor que atua na educação infantil e no ensino fundamental e médio. Ao final, você saberá qual caminho seguir para construir uma bela trajetória profissional.

Acompanhe:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é o plano de carreira docente

O plano de carreira docente é uma forma de organização de um cargo, ocupado por meio de concurso público, em que a passagem de uma posição para outra depende de critérios estabelecidos por lei. Essa mudança implica um aumento salarial e de responsabilidades.

No Brasil, a organização do plano de carreira docente na Educação Básica e no Ensino Superior é feita de forma descentralizada. Aqui há um sistema federal, vinte e sete sistemas estaduais e milhares de sistemas municipais de ensino. Existe uma legislação reguladora nacional da educação, discutida e aprovada no Congresso Nacional, que norteia o planejamento das carreiras dos professores do país.

A primeira tentativa de estruturar a carreira docente na rede pública de educação do Brasil foi a Lei 5.692/1971, que reformou o primeiro e segundo graus. Ela previa que cada sistema de ensino deveria ter o próprio estatuto de magistério, com acessos graduais e sucessivos. Dessa forma, estados e municípios se tornaram os responsáveis por elaborar os planos de carreira de seus professores.

A regulamentação do plano de carreira docente ganhou mais força com a Constituição de 1988, que no artigo 206 diz que a “valorização dos profissionais da educação escolar, garantidos, na forma da lei, planos de carreira, com ingresso exclusivamente por concurso público de provas e títulos, aos das redes públicas”. No mesmo ano, uma emenda constitucional estabeleceu que os planos de carreira docente deveriam prever um piso salarial profissional.

 

Como funciona a carreira docente na educação básica no Brasil

Após a promulgação da Constituição de 1988, outros marcos legais estabeleceram regras para a carreira docente na Educação Básica. Abaixo você conhecerá os principais:

Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB)

A Lei nº 9.394/1996 definiu e regularizou a organização da educação brasileira, tanto pública quanto privada, a partir da Constituição de 1988. A LDB tornou a educação básica obrigatória e gratuita, além de estabelecer um percentual mínimo de investimentos para União, estados e municípios. A lei também menciona a importância do plano de carreira docente para a valorização do professor.

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef)

A Lei 9.424/96 regulamentou o Fundef e estabeleceu que pelo menos 60% do valor do fundo deveria ser usado para o pagamento de salários dos professores. Ainda, a lei deu um prazo de seis meses, a partir da vigência, para que estados, municípios e Distrito Federal criassem os planos de carreira docente. Até o final da década de 1990, a maioria dos entes federativos brasileiros não tinham um marco regulatório para a profissão do magistério na educação básica.

Em 1997, a Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação (CNE/CEB) definiu diretrizes para a elaboração dos planos de carreira docente. Estados e municípios deveriam comprovar que as estavam seguindo para receber os recursos do Fundef.

Plano Nacional de Educação (PNE)

A lei 10.172/2001 propôs que os planos de carreira docente prevessem a jornada de tempo integral cumprida em uma única escola, preferencialmente. Ainda, a progressão estaria atrelada ao mérito. Já a lei nº 13.005/2014, que tratou sobre o PNE vigente até 2024, colocou entre as vinte metas para melhorar a educação no Brasil uma que aborda o plano de carreira dos professores:

"Assegurar a existência de Planos de Carreira para os (as) profissionais da educação básica e superior pública de todos os sistemas de ensino e, para o Plano de Carreira dos (as) profissionais da educação básica pública, tomar como referência o piso salarial nacional profissional."

O piso foi definido na lei 11.738/2008, que criou o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN). Atualmente, o piso salarial de quem está no início da carreira docente é de R$ 2.886,24, para a jornada de 40 horas semanais.

Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb)

O Fundeb foi criado a partir da Emenda Constitucional nº 53 de 2006. Ele retomou a questão do plano de carreira, ao incluir profissionais da educação que não necessariamente atuavam no magistério.

🔵Leia também: O que faz uma pedagoga? Conheça áreas de atuação, salário e formação

A progressão na carreira docente na educação básica

De acordo com a LDB, os sistemas de ensino municipal, estadual e federal devem assegurar ao professor os seguintes pontos no plano de carreira docente:

  1. Ingresso na carreira docente exclusivamente por concurso público de provas e títulos;
  2. Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim;
  3. Piso salarial profissional;
  4. Progressão funcional baseada na titulação ou habilitação, e na avaliação do desempenho;
  5. Período reservado a estudos, planejamento e avaliação, incluído na carga de trabalho;
  6. Condições adequadas de trabalho.

Reparou nos pontos 2 e 5? A progressão na carreira docente depende de o professor dedicar-se ao estudo e ao aperfeiçoamento de suas práticas pedagógicas. Por isso muitos educadores apostam na pós-graduação para melhorar o processo de ensino-aprendizagem e ainda dar uma guinada na trajetória profissional.

Uma especialização garante a progressão no magistério público baseada na titulação, que prevê três níveis de formação: nível médio, superior e pós-graduação. Esta última considera cursos lato sensu e stricto sensu.

Dezesseis estados brasileiros exigem que o professor tenha ensino superior de licenciatura ou bacharelado com complementação pedagógica para ingressar na carreira docente. O restante ainda prevê o ingresso de professores com formação em nível médio, na modalidade normal.

Como escolher uma faculdade EAD

Saiba as regras de progressão de carreira docente do seu estado

Apesar das exigências da LDB, é importante que você conheça o estatuto do seu estado – ou do seu município, se você atuar em escolas municipais. Lembre-se de que cada ente federativo têm as próprias regras de progressão.

O estudo “Planos de carreira de professores dos estados e do Distrito Federal em perspectiva comparada, feito pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e publicado em 2019, comparou os planos de carreira docente da educação básica de todos os estados brasileiros.

As principais conclusões a que chegaram são:

  • Os planos de carreira docente estaduais têm uma estrutura mais flexível de organização e jornada de trabalho, prevendo uma carreira única com jornadas variadas e ampliação de carga horária;
  • Grande peso de critérios de progressão de carreira docente tradicionais, como titulação e tempo de serviço;
  • Maioria dos estados oferece gratificações e adicional por tempo de serviço na remuneração.

Tratando especificamente sobre progressão, cada uma das unidades federativas brasileiras estrutura o avanço na carreira docente em uma, duas ou três direções. Vinte e duas delas seguem o modelo matricial, prevendo uma evolução horizontal e vertical.

A progressão na carreira docente acontece por meio da combinação de diferentes critérios. O Rio de Janeiro é uma exceção, pois considera apenas o tempo de serviço. Já São Paulo estabeleceu outros critérios como participação em eventos, publicações de materiais, assiduidade, aperfeiçoamento e prova de conhecimento.

O estudo do INEP classifica os critérios de progressão na carreira docente em dois grupos:

1. Tradicionais

Tem origem na carreira docente do ensino superior. Considera tempo de serviço, habilitação, titulação, participação em eventos e pontualidade.

2. Contemporâneos

Focam no processo e resultados da docência. Consideram o aperfeiçoamento, permanência mínima na escola, avaliação de desempenho, prova de conhecimento, desempenho dos alunos em prova de avaliação, certificação e limite (vaga/orçamento).

Todos os estados adotam o critério de tempo de serviço. Já o critério de titulação está presente em 24 unidades federativas, tido pelo estudo do Inep como o critério com maior impacto na progressão. Ao atender esse quesito, o professor que faz uma pós-graduação e apresenta o certificado progride automaticamente na carreira docente.

Em resumo, o melhor caminho para o professor que quer progredir na carreira docente na educação básica é a pós-graduação. Além do aumento na remuneração, a especialização permite que você tenha contato com outros educadores, troque experiências e aprenda novos métodos e conceitos para usar em sala de aula.

Leia também
Olívia Baldissera

Por Olívia Baldissera

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo do Blog do EAD.